Valentino
Luxo, glamour e requinte

Sinônimo de sofisticação, o estilista italiano despede-se do mundo da moda deixando um legado de vestidos memoráveis, usados pelas mulheres mais famosas do mundo

Por Adriana Marmo | Fotos: reprodução (história)
----- PAGINA 01 -----
Valentino Garavani também é famoso por seu estilo de vida sofisticado, seguindo o mesmo padrão de luxo que imprimiu em todas as suas coleções.

O desfile de alta-costura que Valentino apresentou em Paris no final de janeiro de 2008 foi o último de sua carreira, ao menos à frente da maison que leva seu nome e que, desde 2002, é controlada pelo Grupo Marzotto. A aposentadoria deixará o mundo da moda um pouco menos glamouroso. Ao longo dos 45 anos de carreira, o estilista italiano fez roupas que entraram para a história, como o vestido com o qual Jacqueline Kennedy casou-se com o armador grego Aristóteles Onassis e que durante anos foi copiado por noivas do mundo inteiro. É de Valentino também o modelo que Elizabeth Taylor, sua grande amiga até hoje, usava na estréia do filme Spartacus. Nessa noite, ela e Richard Burton iniciaram um dos romances mais famosos de Hollywood. E a atriz Julia Roberts causou sensação, em 2001, ao receber o Oscar com um longo preto e branco assinado por ele. Mas, quando brincava com retalhos de tecido na loja de armarinhos da tia, em Voghera, na Itália, Valentino não tinha idéia de que suas criações agradariam as mulheres mais famosas do mundo, porém já tinha noção exata de seu talento. Tanto que, em 1950, aos 17 anos, foi a Paris estudar moda e chegou a trabalhar com os estilistas Jean Dessés e Guy Laroche. Em seguida, em 1959, abriu seu ateliê em Roma. O primeiro desfile foi um fiasco. Mas, três anos depois, em Florença, Valentino deu seu primeiro passo em direção ao sucesso. Poucas horas depois que a última modelo deixou a passarela, todos os vestidos foram vendidos. Para criar suas coleções, inspirou- se em temas bem diferentes, do antigo Egito aos incas, passando por movimentos artísticos modernos. Em todas elas, todavia, manteve-se fiel ao seu ideal de mulher valorizando a feminilidade acima de tudo. "Sempre tentei fazê-las parecer glamourosas e jamais vulgares", diz ele.

 


 

----- PAGINA 02 -----

----- PAGINA 03 -----
Nesta matéria:
1
Coleções de sucesso
MAIS SITES FEMININOS DA EDITORA ABRIL:
BOA FORMA | ELLE | ESTILO | CLAUDIA | NOVA
Copyright © 2008 Editora Abril S.A.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved.