Como manter os pés saudáveis no inverno?

Sapatos fechados são o ambiente ideal para a proliferação de fungos e bactérias. Veja dicas para cuidar dos seus pés nos dias mais frios!

Texto: Tayla Carolina | Foto: Shutterstock

Manter os pés aquecidos, bonitos e saudáveis no inverno pode não ser uma tarefa fácil | <i>Crédito: Shutterstock
Manter os pés aquecidos, bonitos e saudáveis no inverno pode não ser uma tarefa fácil | Crédito: Shutterstock


Nos dias mais frios é comum usarmos sapatos mais fechados como tênis e botas, mas você sabia que os pés podem sofrer com isso?

Manter os pés aquecidos e saudáveis é difícil, já que o ambiente escuro, quente e úmido criado pelos calçados mais fechados é o ideal para a proliferação de bactérias e fungos.

Conversamos com Jonas Daniel Prass, responsável pelo desenvolvimento de materiais e novas tecnologias da Piccadilly, e ele deu algumas dicas para manter os pés saudáveis no inverno. Confira!

- Dê preferências a meias de algodão e calçados de boa qualidade, pois assim os pés conseguem respirar mais facilmente;

- Caso você tenha sudorese em excesso nos pés, sempre tenha com você mais um par de meias para trocá-las ao longo do dia. Essa prática mantém  seus pés quentinhos e minimiza odores indesejados;

- O calçado ideal para você não pode ficar largo e nem apertado, por isso prove os sapatos quantas vezes forem necessárias antes de comprar;

- Ao provar calçados ande um pouco com ele para ver se o modelo se adapta ao formato dos seus pés. Os dedos devem ficar livres e o calcanhar precisa ficar bem acomodado também;

- Quando chegar em casa não coloque o sapato diretamente no armário. Deixe a peça em um local arejado por duas horas, pelo menos, antes de guardá-la.

- Calçados que sejam de tecidos macios e solados com absorção de impacto são mais confortáveis e dão mais segurança ao caminhar, por isso opte por esses modelos, se possível.

- Durante o banho esfregue os pés e as unhas com uma escovinha macia  e não esqueça de secá-los bem;

- Hidrate os pés com creme específico para a região diariamente;

- Uma ida ao podólogo a cada dois meses, mesmo no inverno, é essencial para manter suas unhas saudáveis e bonitas;

- Se usar esmalte, não se esqueça de removê-lo por dois dias da semana para que as unhas possam respirar;

- E o mais importante: se perceber alterações nos pés ou se eles apresentarem dores constantes, procure um especialista.

 



01/08/2018 - 13:38

Conecte-se

Revista Manequim