Publicidade

Já se foi o tempo em que ter cabelo cacheado era sinônimo de horas a menos de sono para conseguir domá-lo antes de sair de casa. Com espessura mais grossa nas pontas e fina no meio, esse tipo de fio pede atenção redobrada para se manter sempre macio, definido e com brilho. O segredo é investir em produtos específicos e dosar a quantidade para não deixar as madeixas pesadas e sem balanço. Outra dica é desembaraçar os cabelos com um pente de dentes largos ou com os dedos antes e depois de lavá-los.

Publicidade

LIMPEZA

O ideal é lavar o cabelo a cada dois ou três dias. Lavagens diárias fazem com que ele tenha maior tendência ao ressecamento, já que a ação detergente do xampu e a água quente eliminam a oleosidade natural do couro cabeludo. O condicionador é fundamental para fechar as cutículas e, consequentemente, combater fios arrepiados. Ele deve ser usado só no comprimento e nas pontas – nunca na raiz!

HIDRATAÇÃO

Uma vez por semana utilize uma máscara, massageando delicadamente os fios durante a aplicação, independentemente do condicionador. Aposte no poder do leave-in para complementar o tratamento e proteger as madeixas das agressões externas, como o vento.

Publicidade

FINALIZAÇÃO

O acabamento e o tempo de duração do seu penteado estão nas mãos dos finalizadores. Invista em modeladores, pomadas, géis e sprays para fixá-lo. Já os reparadores de pontas, formulados com silicone, criam uma capa nas fibras capilares, eliminando as pontas duplas. Use uma ou duas gotas para não deixar o cabelo gorduroso e pesado.

DEFINIÇÃO

Publicidade

Os cremes ativadores de cachos e os redutores de volume são seus aliados na conquista de ondas perfeitas e também para acabar com o indesejável aspecto “juba de leão”. Ao espalhá-los, amasse suavemente as mechas com as mãos, fazendo movimentos de baixo para cima. Quanto mais você repetir esse processo, melhor será o resultado final.

DICA

Quem quer manter a forma original dos cachos não pode abrir mão de secá-los com a ajuda de um difusor, aparelho acoplado à boca do secador que espalha o ar sem desmanchar o encaracolado. Utilize a temperatura média ou baixa e não se esqueça de espalhar um produto termoativado nos cabelos para protegê-los do calor do aparelho.

Publicidade