Publicidade

Veja como a natureza pode ser sua aliada nos tratamentos de beleza

Plantas, frutas, grãos e sementes contêm propriedades que enriquecem a sua rotina de beleza. Conheça as matérias-primas que tornam os cosméticos ainda mais eficazes

CAFEÍNA

Publicidade

Uma xícara de café ajuda a amenizar a cara de sono pela manhã. E o uso tópico da cafeína na área dos olhos também! “Trata-se de um estimulante natural que melhora a circulação sanguínea”, destaca Roseli Siqueira, cosmetóloga e esteticista. A cafeína tem efeito drenante que minimiza bolsas e olheiras. A boa notícia é que, por conter antioxidantes naturais, como os flavonoides, também atua na prevenção de rugas e linhas de expressão. Anote: na região abaixo dos olhos, os produtos devem ser aplicados de fora para dentro em movimentos circulares.

CHÁ VERDE

A função desintoxicante do chá-verde conquistou a indústria cosmética. Ele contém taninos – que são antissépticos e adstringentes –, flavonoides e polifenóis – antioxidantes que combatem o envelhecimento da pele –, além de promover a produção de colágeno e elastina. O chá-verde está presente em sabonetes, cremes esfoliantes e hidratantes corporais e faciais. No processo de esfoliação – que deve ser realizado semanalmente –, o ativo penetra na pele e atua como firmador, regenerador e hidratante.

FRUTAS VERMELHAS

Publicidade

Saborosas e ricas em vitaminas, as berries não podem faltar em um cardápio saudável. Mas também é possível usufruir dos benefícios de morangos, amoras, framboesas e cerejas além da mesa. “Elas são ricas em flavonoides, vitamina C e complexo B, que são antioxidantes e previnem o envelhecimento da pele”, afirma Michele Haikal, dermatologista. Acrescente à lista de vantagens o aroma agradável, que tornou as frutas matérias-primas indispensáveis para hidratantes, loções e desodorantes.

MURUMURU

A manteiga de murumuru tem grande poder de reestruturação capilar. Ela é bastante emoliente e consegue penetrar profundamente na fibra do cabelo. Por ser hidratante e nutritiva, preenche fissuras e alinha as cutículas dos fios. Feita a partir da semente da palmeira amazônica Astrocaryum murumuru, a manteiga é rica em ácidos graxos que ajudam a proteger o cabelo e a pele, como o láurico e o mirístico. De olho nos benefícios, a marca norte-americana Tom Ford incluiu essa matéria-prima brasileira na fórmula de seus batons.

Publicidade

VITAMINA C E ÓLEO DE CACTO

Por serem potentes antioxidantes, ambos são presença constante em cosméticos anti-idade. A vitamina C é poderosa: protege a pele da ação
dos radicais livres e estimula a produção de colágeno. Como ela ésensível ao entrar em contato com o ar, prefira produtos com pH ácido (até 3,5), como o sérum, e com concentração máxima de 20% da substância. O óleo de cacto intensifica a produção de células saudáveis
e tem ação anti-inflamatória porque contém ácido linoleico e flavonoides, além de vitamina E.

PIMENTA NEGRA E CENTELLA

Publicidade

Fruto da planta indiana Piper nigrum, a pimenta-do-reino, como também é conhecida, é fonte do anti-inflamatório manganês e da vitamina K. “Os cosméticos à base desse ativo podem melhorar a circulação, diminuir o inchaço do corpo e eliminar líquido”, diz a cosmetóloga Roseli Siqueira. A centella asiática também é proveniente da Índia. Amplamente utilizada em produtos para redução de celulite, ela atua na circulação sanguínea, favorecendo a eliminação de células de gordura, além de estimular a produção de colágeno.