Publicidade

Mitos e verdades sobre receitas caseiras para os cabelos: qual funciona e qual só piora os fios?

Quem nunca tentou aplicar uma receitinha caseira no cabelo, que prometia beneficiar e só piorou as madeixas? Na coluna desta semana, nosso hairsylit explicou tudo sobre as técnicas mais famosas

Receitinhas caseiras: quais funcionam e quais só pioram o cabelo? – Freepik

Sim, é possível pegar o que você tem aí na despensa ou na cozinha da sua casa e levar pro banheiro com você para dar um super up nos cabelos, mas nem tudo o que parece, realmente é. 

Publicidade

Papel e caneta na mão: anote aí tudo o que pode (e deve fazer nas madeixas) e o que está proibido!

Chá de hibisco controla a hidratação?

Verdade. A flor de hibisco é um elemento natural que pode ser usado com essa finalidade. Além de controlar a oleosidade, ela também pode auxiliar no crescimento dos fios. 

Aplicar soro fisiológico limpa melhor os fios?

Publicidade

Mito. Os cabelos podem reagir de formas adversas ao soro e alguns podem até ficar mais ressecados, se já tiverem com o ph muito ácido. Porque tudo que sai do equilíbrio é prejudicial. Quando o produto capilar é específico e tem o ph equilibrado, alinha as cutículas dos fios. Alguns utilizam o soro fisiológico misturado com shampoo ou condicionador, mas isso também não é recomendado pelos mesmos motivos.

Gelatina para definir cachos

Verdade. A gelatina para cabelo cacheado é um dos principais produtos para quem gosta de usar os caracóis com bastante definição. Além das técnicas de finalização que ajudam a deixar os cachinhos super definidos.

Publicidade

Maionese hidrata os fios?

Mito. O produto pode sobrecarregar o cabelo, pode haver incompatibilidade do fio com algum ingrediente da maionese e ainda haver também o acúmulo de resíduos. A maionese não é um produto puro, e sim algo que tem inúmeros conservantes, aromatizantes e temperos. Então, a resposta é: ela pode danificar os cabelos e prejudicar o couro cabeludo.

Mesmo que não surta efeito positivo, alguma receita caseira pode danificar os cabelos?

Publicidade

Verdade. A incompatibilidade de um produto que não foi feito para determinado uso com outro pode trazer sérias consequências e danos aos fios. Sem falar que vai invalidar o produto para ser usado posteriormente. É preciso evitar buscar métodos que não foram testados por um laboratório e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Hidratação com gelatina faz o cabelo crescer mais rápido

Mito. A gelatina é rica em queratina, mas isso não significa que ela vai interferir no crescimento do cabelo.

Publicidade

Shampoo bomba faz o cabelo crescer

Mito. A mistura que possui vitamina para cavalos na fórmula pode causar queda nos fios.

Shampoo de cebola combate a queda de cabelo

Mito. A queda de cabelo pode acontecer por vários motivos, como má alimentação, estresse e excesso de química. E o shampoo de cebola não irá solucionar este caso.


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

“Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.  

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!

Sejam muito bem-vindos”.