Aconchego com ideias crafts

Neste quarto infantil, destaca-se a delicadeza de peças feitas a mão. Tudo bem macio e fofinho para que a criança comece a explorar o mundo com liberdade. Inspire-se e aproveite cada detalhe!

Texto: Bárbara Rossi | Edição: Madalena Ioneda | Fotos: Renata D´Almeida | Adaptação web: Tayla Carolina

Neste quarto infantil, destaca-se a delicadeza de peças feitas a mão | <i>Crédito: Renata D'Almeida
Neste quarto infantil, destaca-se a delicadeza de peças feitas a mão | Crédito: Renata D'Almeida


O espaço, idealizado pela arquiteta paulistana Ana Luiza Mazini Romero, é como uma caixa de boas surpresas para a menina Maya, de 2 anos. A decoração tem muitos elementos que despertam os sentidos e facilitam a movimentação da criança.

Para tanto, as peças escolhidas são de tecido de algodão com recheio de fibra siliconada, bem fofas, que acolhem e não oferecem risco algum. A cama, por exemplo, mais parece um ninho, com várias almofadas que a própria mãe pode fazer ainda durante a gravidez, se tiver noções básicas de costura.

Vários brinquedos e enfeites também de tecido e crochê ficam soltos pelo quarto, como habitantes que podem circular com a menina pra lá e pra cá... 

A tenda, da Oh! LaVie, pendurada no teto sobre a cama com painel, da Muskinha, pode ser feita de tule bem molinho, voil ou filó – além de proteger à noite, ela traz um toque de fantasia ao quarto.

E a almofada, da mesma loja, toda entrelaçada também marca presença. Se você quiser fazer uma semelhante, a costureira Ivanise Golla, dona da Dengos e Panos, sugere o tecido tricoline: para os nove tubos que formam a peça, são necessários 2,50 m. Você também vai precisar de agulha e linha de costura na cor do tecido e fibra siliconada (esse material é vendido em pacotes fechados acima de 1 kg).

Primeiro, corte no tecido nove tiras de 1,20 m x 24 cm. Dobre cada tira ao meio e costure-as à máquina, a 1 cm das bordas, deixando uma das extremidades abertas.

Vire-as para o direito, recheie com a fibra e feche as extremidades com pontos a mão. Por fim, entrelace os tubos no formato desejado, cuidando para que as emendas fiquem escondidas no centro da almofada. As outras peças de tecido da cama são da Pilulito.

Um simples cordão de corações, da Mimoo, ajuda a menina a conhecer as cores. A costureira Ivanise Golla diz que é facílimo: faça um molde de coração no papel e depois recorte-o no feltro – dois de cada cor – e cole-os (um na frente e outro atrás) em um barbante ou fita de cetim com cola de silicone líquida.

Se quiser fazer uma graça a mais, corte os corações com tesoura de picote, dá um ótimo acabamento. Os quadrinhos, da Pendurama, também são ótimas inspirações: você pode comprar molduras de porta-retratos, forrar o fundo com tecido ou papel adesivado e criar seus próprios desenhos com tinta de tecido, pincel e caneta grossa.

 

Para ler essa matéria na íntegra, compre a revista Manequim - Ed. 708
 



03/07/2018 - 10:45

Conecte-se

Revista Manequim