Como customizar vestido preto?

Quer sair com roupa nova, mas sem gastar? A solução é a customização! A estilista Francine Lacerda ensina a customizar um vestido preto básico. Veja mais!

Texto e edição: Madalena Ioneda | Fotos: Danilo Tanaka | Adaptação web: Tayla Carolina

Estilista Francine Lacerda | <i>Crédito: Danilo Tanaka
Estilista Francine Lacerda | Crédito: Danilo Tanaka


Acredite, em meia hora você transforma um vestido liso qualquer em modelo chiquérrimo e exclusivo! Basta usar sua criatividade e alguns aviamentos bem baratos, mas que dão um efeito elegante e luxuoso.

Francine Lacerda, estilista gaúcha e proprietária de um ateliê-escola em São Paulo, teve a ideia de marcar os ombros de um vestido simples com fita de paetês e plumas – um dos hits na última temporada de moda.

“O famoso pretinho básico é fundamental no guarda-roupa feminino; e dar um up neste modelo foi incrível”, comenta a estilista.

Material para a customização do vestido

- Um boá de plumas (2 m) cortado em pedaços de aproximadamente 15 cm

- Fita de paetês de 0,5 cm de largura (2,5 m)

- Linha de costura de poliéster ou invisível na cor dos aviamentos e do tecido

- Linha de cor contrastante para os alinhavos

- Agulha de costura longa de espessura média

- Tesoura

- Alfinetes

Como fazer a customização

1. A área onde serão aplicadas as plumas e a fita de paetês, nos ombros, tem a forma de trapézio com a base mais larga, que pega frente e costas do vestido. Com a linha de cor contrastante, alinhave todo o contorno do desenho. 

 

2. Selecione o ponto zigue-zague da máquina de costura com o comprimento do ponto menor (mais fechado). Pegue três pedaços de pluma e posicione-os sobre a linha de alinhavo junto à manga, segurando com os dedos.

Devagar, passe uma costura para prendê-los. Continue dessa maneira até cobrir toda essa parte do alinhavo junto à manga. Repita o procedimento no outro ombro.

 

3. Com o mesmo ponto da máquina, só que no comprimento maior e mais largo (maior que a largura da fita), comece a costurar a fita de paetês sobre a base das plumas.

No final da linha, vire o tecido a 180 graus e volte costurando a fita bem rente à outra fileira. Continue dessa maneira, indo e voltando, até cobrir toda a área dentro da área alinhavada. Retire os alinhavos pelo avesso.

 

Texto e edição: Madalena Ioneda | Fotos: Danilo Tanaka | Edição de moda: Cristian Heverson | Adaptação web: Tayla Carolina



27/07/2018 - 11:20

Conecte-se

Revista Manequim