Publicidade

Dez museus brasileiros para passear com crianças durante as férias escolares

Férias escolares também são um momento para aprender. Uma ótima sugestão de passeio para pais e filhos são os museus. Veja lista a seguir

Publicidade

Mesmo durante as férias escolares, as crianças podem aprender sobre biologia, história, cultura pop e arte. Sabe como? Visitando museus! Parques, clubes e shoppings são bem-vindos à programação de férias, mas vale a pena também incluir atividades educativas. “Gosto de levar o meu filho em lugares que não são dedicados somente à programação infantil, como fiz na exposição do David Bowie, que aconteceu no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo”, afirma Marcelo Duarte, autor do Guia dos Curiosos. Para despertar o interesse infantil, pesquise sobre o museu ou exposição antes de ir. “Talvez, na hora do convite, a criança tenha preguiça de ir a um lugar em que não possa correr ou mexer nas coisas. Mas vale a pena sugerir esses passeios”

A seguir, veja dez sugestões de museus brasileiros:

Publicidade

– Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS (Porto Alegre, RG)

A área de exposição permanente do museu conta com cerca de 700 experimentos interativos, além de um acervo com fósseis, peças provenientes de escavações arqueológicas e espécimes representantes da biodiversidade da região sul do Brasil e de outros partes do país e do mundo. As coleções também são utilizadas por pesquisadores e alunos da PUCRS e de outras instituições nacionais e estrangeiras.

Publicidade

Av. Ipiranga, 6681 – Partenon

Porto Alegre – RS

Publicidade

www.pucrs.br


– Dreamland (Gramado, RS)

Publicidade

Dreamland (terra do sonho, em tradução livre) é o primeiro museu de cera da América Latina. O acervo é composto por 90 bonecos de ídolos do cinema, celebridades, personagens de animação e ícones do pop organizados em 20 cenários.

Avenida das Hortênsias, 5507

Gramado – RS

www.dreamland.com.br

– Museu Oscar Niemeyer (Curitiba, PR)

Com foco nas artes visuais, arquitetura e desing, o museu está instalado em uma área de trinta e cinco mil metros quadrados. Trata-se de um complexo de dois prédios projetados pelo arquiteto carioca Oscar Niemeyer. Um deles, projetado em 1967 e posteriormente adaptado para receber o museu, possui o segundo maior vão livre do Brasil. Por causa do formato, é chamado de ‘museu do olho’ ou MON, que são as iniciais de Museu Oscar Niemeyer.

R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico

Curitiba, PR

www.museuoscarniemeyer.org.br


– Museu do Amanhã (Rio de Janeiro, RJ)


Inaugurado em dezembro de 2015, o museu futurista foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava para abrigar mostras de arte e ciências, principalmente as dedicadas aos perigos das mudanças climáticas e degradação ambiental.

Praça Mauá, 1 – Centro

Rio de Janeiro – RJ

www.museudoamanha.org.br

– Museu da aviação da TAM (São Carlos, SP)

Com cerca de 20 mil metros quadrados, o Museu tem mais de 90 aeronaves (pioneiros, clássicos, jatos e caças) que traçam um panorama da história da aviação, além de simuladores, túnel multimídia, torre de controle e uma ala dedicada exclusivamente à trajetória da TAM, que mantém o espaço.

Rodovia SP-318, km 249,5 – Água Vermelha

São Carlos – SP

www.museutam.com.br

– Museu de Zoologia da USP – MZUSP (São Paulo, SP)

Detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina – que começou a ser constituído em 1870, o museu possui mais de dez milhões de exemplares preservados e guarda testemunhos únicos sobre espécies e ecossistemas, inclusive de alguns hoje extintos. Dados sobre biologia evolutiva, paleontologia, ecologia e biologia molecular pertencentes ao museu são utilizados em estudos de monitoramento ambiental, mudanças climáticas e bioprospecção.

Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga

São Paulo – SP

www.mz.usp.br

– Centro de Arte Contemporânea Inhotim (Brumadinho, MG)


Maior centro de arte ao ar livre da América Latina, surgiu em 2004 para abrigar a coleção do empresário Bernardo Paz, ex-marido da artista plástica Adriana Varejão. O acervo tem mais de 450 obras da década de 1970 até a atualidade. Cildo Meireles, Vik Muniz, Hélio Oiticica, Ernesto Neto e Paul McCarthy são alguns dos artistas que têm obras expostas em Inhotim.


R. B, 20 – Centro

Brumadinho – MG

www.inhotim.org.br


– Insituto Ricardo Brennand (Recife, PE)


Fundado pelo colecionador pernambucano Ricardo Brennand, o instituto está instalado em um complexo arquitetônico em estilo medieval, que comporta o Museu Castelo São João, uma Pinacoteca e a Capela Nossa Senhora das Graças, além de vasto parque. O instituto possui uma coleção permanente de objetos histórico artísticos que datam da baixa idade média ao século XXI, com ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, incluindo a maior coleção do mundo de pinturas do artista neerlandês Frans Post. A biblioteca do instituto possui mais de 60 mil volumes do 16 em diante.

Alameda Antônio Brennand, s/n – São João – Várzea

Recife, PE

www.institutoricardobrennand.org.br

– Museu Carlos Costa Pinto (Salvador, BA)


O prédio que abriga o museu foi projetado pelos arquitetos Euvaldo Reis e Diógenes Rebouças em estilo colonial americano em 1958 com finalidade residencial, mas nunca chegou a ser habitado. Onze anos depois, tornou-se um museu. O acervo foi doado por Margarida Ballalai de Carvalho Costa Pinto, de tradicional família baiana, em homenagem ao marido, Carlos Aguiar da Costa Pinto, que era colecionador de arte. Joias, pratarias, móveis e outras peças do museu retratam a opulência da aristocracia baiana.

Avenida Sete de Setembro, 2490, Vitória

Salvador, Bahia

www.museucostapinto.com.br/capa.asp

– Museu Paraense Emilio Goeldi (Belém, PA)

Reconhecida mundialmente como uma das instituições de investigação científica sobre a Amazônia brasileira mais importantes, o museu possui acervo de ciências naturais e humanas relacionadas à região, além de promover pesquisas e estudos científicos dos sistemas naturais e culturais.

Av. Perimetral, 1901 – Terra Firme

Belém – PA

www.museu-goeldi.br