Além dos cosméticos: 4 estratégias para ter uma pele dos sonhos em 2022

Pele e hábitos saudáveis são um ótimo combo para uma pele incrível

Manequim Publicado domingo 19 dezembro, 2021

Pele e hábitos saudáveis são um ótimo combo para uma pele incrível
Além dos cosméticos: 4 estratégias para ter uma pele dos sonhos em 2022 - Pinterest

Você pode ser adepto da rotina skincare coreana, com extensos 10 passos, ou então algo minimalista, com apenas três (limpeza, hidratação e proteção), mas há estratégias adicionais que vão além do uso de cosméticos e você pode incluir no seu planejamento de ano novo para fazer o melhor para a sua pele!

+++ Angélica aposta em monocromia 'all white' em terno com decote superprofundo

Reunimos abaixo médicos de diversas especialidades para te ajudar com 4 estratégias nessa tarefa:

1. Buscar tratamentos médicos

Não adianta, a melhor maneira de rejuvenescer a pele é por meio da orientação de um médico. Os tratamentos da moda nem sempre são os mais adequados a você. Um exemplo é a tal da harmonização facial, que criou rostos muito parecidos. 

Existem técnicas cada vez mais modernas e não-invasivas, com lasers e ultrassons. 

“Para o tratamento de manchas, o laser gera um efeito mecânico capaz de causar uma microfragmentação no pigmento responsável pela formação das alterações, que é então eliminado pelo organismo”, explicou o dermatologista Dr. Abdo Salomão.

2. Investir em uma boa alimentação (e suplementar)

Sim, todo mundo já sabe que você é aquilo que come. E a pele responde bem quando a alimentação está balanceada e equilibrada. Segundo a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, um bom hábito alimentar é fundamental para manter a pele saudável e ajudar a prevenir sinais de envelhecimento cutâneo precoce ou acelerado. 

“A pele precisa de um bom aporte de proteínas para manter o tônus e renovar suas estruturas. As fontes alimentares de proteínas como carnes, ovos, laticínios e leguminosas são importantes para fornecer aminoácidos necessários. Porém a principal proteína que dá estrutura à derme é o colágeno e, muitas vezes, a alimentação não fornece quantidade suficiente dos aminoácidos para a síntese de fibras colágenas e uma suplementação pode ser indicada”, afirmou a médica nutróloga. 

3. Praticar exercícios físicos

Durante a atividade física, toda a nossa circulação fica mais solicitada. “O sistema arterial (sangue que "alimenta" os músculos em movimento, por exemplo) aumenta seu fluxo, e consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. Isso se reverte na pele deixando-a mais hidratada, corada e mais viçosa”, explicou a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita.

“Também temos aumento de antioxidantes endógenos, que combatem os radicais livres; isso leva ao retardamento do envelhecimento, com efeito antiaging”, afirmou a Dra.

4. Dormir bem

Segundo a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, é durante o sono que o organismo repara os danos sofridos ao longo do dia.

“Logo, se o sono não é satisfatório, o processo de reparação não ocorre corretamente e os sinais de uma noite mal dormida começam a surgir na pele, como inchaço, vermelhidão, perda de viço e olheiras”, afirmou a médica. “O mais importante é procurar dormir de 7 a 8 horas por noite para que o organismo possa se regenerar corretamente”, disse a Dra. Paola. 

Para quem tem problemas para dormir, a dica é substituir o uso das tecnologias de noite por tarefas realmente relaxantes. “Tente dormir fazendo algum tipo de leitura ou meditação, principalmente próximo ao horário convencional que você dormia antes do isolamento social”, disse o Dr. Mário Farinado. 

Último acesso: 20 Jan 2022 - 22:20:54 (1046079).