Publicidade

Alerta: saiba os perigos da aplicação de produtos químicos ilegais no cabelo

De acordo com Gabriel Paldim, o uso indevido de cremes e pomadas pode ter efeitos graves

Perigos nos produtos
Perigos nos produtos – Reprodução / Pinterest

Não é raro surgir alguns casos onde produtos de cabelo causam efeitos colaterais para a saúde. Josiane Reis de Souza, de 41 anos, foi um desses casos, que aconteceu no Rio de Janeiro.

Publicidade

No Twitter, ela relatou que ficou quase uma semana sem enxergar após o uso de uma pomada para tranças. No relato, ela afirmou que aplicou o produto no dia 18 de março e, logo após, sentiu sua vista ser cegada depois de um mergulho em uma piscina que, segundo ela, escorreu para os olhos e queimou suas córneas.

+++ 5 penteados superbásicos de Camila Queiroz para usar no dia a dia

Para o hair stylist Gabriel Paldim, que é especialista em cabelos, o uso de agentes químicos no cabelo pode afetar diversas áreas sensíveis da cabeça.

Muitos produtos acabam agredindo não só o couro cabeludo, mas também o organismo. São produtos que contém formol ou ácidos, e esses ácidos acabam sendo corrosivos. Um exemplo é quando vai fazer uma progressiva. Quando o produto é aplicado no couro cabeludo, o produto vai descamando toda a área e criando casquinhas, que são descamações. E esse sinal mostra que a película foi quebrada, agredindo o couro cabeludo”, explica o hair stylist Gabriel Paldim, que revela os efeitos dos produtos químicos no cabelo.

Publicidade

Além das pomadas, outros diversos produtos acabam sendo aplicados sem o acompanhamento de um profissional especialista no assunto, e isso pode ser um fator determinante até para a queda definitiva dos cabelos. Além do caso de Josiane, os portais de notícia já publicaram outros casos onde pessoas afirmam ter sofrido lesões nos olhos e pele após a aplicação de algum produto químico.

No caso da manicure do Rio de Janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu a comercialização, distribuição, fabricação e o uso da pomada Ômegafix que, segundo o órgão, não estava regularizada.

Publicidade

É preciso tomar muito cuidado com esses produtos, pois podem trazer danos irreversíveis. É preciso olhar se há o símbolo atrás do produto, garantindo que tem a liberação da ANVISA. Em empresas sérias, a pomada, por exemplo, serve para deixar o cabelo mais fixo. Esse produto serve para deixar o cabelo mais uniforme e, assim, conseguir trançar mais fácil”, contou Gabriel.