Publicidade

Beleza: saiba como ter o cabelo platinado e saudável!

O loiro quase branco está fazendo a cabeça das celebridades. Mas o processo de descoloração para alcançar o tom da vez pode detonar a saúde dos fios. Saiba como aderir à tendência sem correr o risco!

Flávia Alessandra e Jennifer Lawrence, além de lindas atrizes, têm em comum o estilo que inspira milhares de fãs. Recentemente, as duas platinaram os cabelos e tornaram o tom quase branco um hit de beleza. Mas o loiro platinado, na verdade, é atemporal e faz sucesso desde que Marilyn Monroe começou a brilhar no cinema na década de 1950. 

Publicidade

Eu quero 
Quem pensa em aderir à cor precisa saber, primeiramente, se o cabelo está preparado para passar por um processo químico intenso. “A estrutura dos fios determina o bom resultado. Eles precisam ter resistência para aguentar as descolorações”, avisa Olivier Costa, cabeleireiro do Espaço Vip, no Rio de Janeiro. Um teste de mecha realizado por um profissional é capaz de identificar tais condições. “Se os fios ficarem elásticos rapidamente, é sinal de que precisam de mais hidratação. Os que estão porosos, ressecados ou sensíveis pedem sucessivas sessões de recuperação para reconstruir a fibra antes de descolorir”, aconselha. Na maioria dos casos, é até preciso interromper procedimentos químicos. Alcançar o tom claríssimo (que varia em amarelado, acinzentado ou branco) em cabelos naturais é mais fácil do que nos que já têm tintura. Neste caso a decapagem é uma alternativa para remover pigmentos de colorações anteriores. Paciência e cuidado são imprescindíveis antes, durante e depois da transformação.
Platinou? Anote 5 dicas básicas para manter a saúde e a cor dos fios impecáveis
1. Procedimentos químicos, como alisamentos, precisam ser interrompidos antes de platinar os fios.
2. Quem descolore todo o cabelo precisa retocar a raiz, em média, uma vez por mês.
3. Evite lavar os fios todos os dias. No chuveiro, opte por fórmulas específicas para cabelos tingidos.
4. Intensifique a rotina de hidratação. A cada duas lavagens, use uma máscara em vez do condicionador.
5. No salão, dê preferência a tratamentos de reconstrução profunda.