beleza   / Produtos alternativos

Bicarbonato de sódio é ingrediente poderoso no cuidado com os cabelos, lábios e unhas; veja como usá-lo

Suas utilidades ultrapassam o quesito higienização e limpeza do lar; confira a matéria

MANEQUIM Publicado segunda 13 julho, 2020

Suas utilidades ultrapassam o quesito higienização e limpeza do lar; confira a matéria
Bicarbonato de sódio é ingrediente poderoso no cuidado com os cabelos, lábios e unhas - Freepik

O bicarbonato de sódio é um elemento químico solúvel em água, composto por íons bicarbonato e íons sódio. Em formato de pó fino, o bicarbonato é um sal extremamente útil e facilmente encontrado nas casas das famílias brasileiras.

Basicamente, é indicado para neutralizar substâncias ácidas. Suas funções, porém, vão muito além do comum uso para a higiene bucal, limpeza do lar ou até mesmo em algumas receitas na cozinha.

O bicarbonato de sódio é mais um dos componentes baratinhos e caseiros que podem ser facilmente introduzidos na nossa rotina de beleza. Quer saber como? Veja três opções do uso desse sal:

CABELOS MAIS LIMPOS

Neste primeiro caso, o bicarbonato de sódio irá agir, na verdade, diretamente no couro cabeludo, gerando uma limpeza profunda da região. Esta receitinha é essencial para quem sofre com o excesso de oleosidade capilar. Para isso, dilua uma colher de café de bicarbonato em uma xícara de água quente. Em seguida, aplique essa misturinha no couro cabeludo, massageando bem. Deixe o produto caseiro agir por 10 minutos, e enxágue normalmente.

CLAREIE SUAS UNHAS

Você é daquelas que pinta as unhas todas as semanas, religiosamente? Muitas dessas pessoas sofrem com o tom amarelado das unhas ou manchas desagradáveis, isso em decorrência do uso exagerado de pigmentos sobre as unhas ou a falta de hidratação. O bicarbonato de sódio, mais uma vez, está aí para nos ajudar. Para isso, utilize uma escova de dentes macia e úmida, com um pouco de bicarbonato, e esfregue as cerdas sobre as unhas. Feito isso, enxágue suas mãos com água em abundância. Repita o processo uma vez por semana.

DIGA ADEUS AOS LÁBIOS RESSECADOS

Por fim, o bicarbonato de sódio é um ótimo componente capaz de acabar com o ressecamento dos lábios e suas consequentes rachaduras. Para isso, a cada 10 dias, misture uma colher de café de bicarbonato em um copo de água morna e beba. Isso irpa reduzir a acidez de dentro da boca, responsáveis por deixar as mucosas mais secas. Lembrando que um bom hidratante labial aplicado diariamente não deve ser dispensado.

Último acesso: 03 Dec 2021 - 01:34:32 (1042996).