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Conheça o MM360, iniciativa que quer empoderar brasileiras no mercado de trabalho

Grandes empresas se unem em torno do Movimento Mulher 360, que pretende aumentar a parcela feminina em cargos de liderança nas empresas nacionais. Saiba mais!

Quantas mulheres ocupam cargo de liderança (presidência, vice-presidência e diretoria) na empresa onde você trabalha? A resposta, independentemente do nome da organização, é a mesma: poucas em comparação ao número de homens ou nenhuma. No Brasil, de acordo com a pesquisa Women in Business 2015, em 57% das empresas do país as mulheres não ocupam cargos na direção. A presença feminina no ambiente executivo caiu nos últimos três anos. Em 2012, a taxa citada acima era menor, 26%. Curiosamente, em 2011, o número de mulheres com diploma superior ultrapassou o de homens. Para mudar esse cenário e aumentar a participação feminina como líderes no mercado de trabalho, um grupo de 12 empresas se uniu para criar a Associação Movimento Mulher 360 (MM360), lançada ontem (08/10).
O MM360 pretende estimular o crescimento feminino através de ações apoiadas em três pilares: estratégias, objetivos e ações. A ideia é promover discussões entre os CEOs associados para troca de informações e criação de uma inteligência coletiva em relação ao empoderamento; estabelecer metas e oferecer condições para que as empresas contribuam para a igualdade de gêneros através dos indicadores ETHOS/MM360 e difundir o conhecimento e as práticas organizadas pela associação.
As empresas à frente do MM360 são  Bombril, Cargill, Coca-Cola, DelRio, Diageo, Johnson & Johnson, Natura, Nestlé, PepsiCo, Santander, Unilever e Walmart.
A Associação Movimento Mulher 360 está alinhada com os sete princípios de empoderamento feminino da ONU Mulheres. Conheça-os abaixo, de acordo com o site da Organização das Nações Unidas:
1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

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