Quando o assunto é se cuidar, sempre estamos dispostos a encarar novas tendências e diferentes técnicas para seguir. Assim, se procura as melhores referências de especialistas, para seguir com o seu lifestyle, levando em conta cada estilo de vida. 

Publicidade

No mundo das unhas, desde os tempos antigos que a beleza e os cuidados vem sendo uma forma de expressão cultural. 

Antigamente, unhas bem cuidadas eram simbolizadas nas mulheres como um sinal de riqueza, já as mulheres que não tinham condições e nem tempo, que eram consideradas descuidadas se associavam à servidão. 

Hoje as coisas mudaram e existem diversas maneiras de cuidar das unhas, independente de sua classe social. Cuidar das unhas em casa exige atenção e alguns cuidados especiais para garantir a saúde e beleza das mãos.

Por isso, fizemos uma entrevista exclusiva com a Daniele Sachetti que é neuroconsultora de imagem e Priscila Souza, visagista de unhas, para tirar diversas dúvidas:

Publicidade

Formato e Resistência

Quando se trata de escolher entre unhas redondas ou quadradas, Priscila explica que as unhas quadradas têm maior propensão a quebrar, já que suas pontas são mais vulneráveis a impactos no dia a dia. 

Por isso, muitas pessoas têm preferido as unhas arredondadas, que são mais práticas e acompanham a curvatura natural dos dedos, reduzindo o risco de rachaduras. Além disso, o formato arredondado confere uma aparência mais suave às mãos.

Base fortalecedora, funciona? 

Para manter as unhas saudáveis, a visagista recomenda o uso de base fortalecedora de uma a duas vezes por semana, respeitando as instruções do fabricante. Isso ajuda a fortalecer as unhas sem sobrecarregá-las, promovendo um crescimento saudável.

Publicidade

Formatos de unha: impacto a longo prazo

Unhas pontiagudas, de acordo com Priscila, podem ser mais frágeis e aumentar o risco de quebras, além de comprometer a estrutura da unha com o tempo.

Escolher o formato de unha deve considerar o estilo de vida e a saúde das unhas. Por exemplo, pessoas que usam muito as mãos para trabalhos manuais ou de limpeza devem optar por unhas curtas. 

Publicidade

Daniele explica que unhas arredondadas transmitem delicadeza, unhas quadradas sugerem seriedade, unhas curtas indicam cuidado e unhas longas expressam ousadia.

Reprodução/Freepik

Tendências de cores para a primavera

A neuroconsultora de imagem, destaca que os tons clássicos como branco, nude, rosa claro e vermelho nunca saem de moda. 

No entanto, para quem busca algo mais moderno, tons suaves e terrosos estão em alta, como lavanda, verde oliva, rosa chá e amarelo pastel. 

Publicidade

Essas cores transmitem frescor e leveza, refletindo a renovação da estação. Daniele também recomenda evitar desenhos e aplicações exageradas, sugerindo uma abordagem mais elegante e minimalista.

A cor certa para cada ocasião

Segundo Daniele, as cores das unhas podem e devem ser escolhidas de acordo com a ocasião. Tons neutros, como nude e branco, são ideais para eventos formais e ambientes profissionais, transmitindo sobriedade e elegância. 

Já cores mais fortes, como vermelho ou preto, são perfeitas para ocasiões que pedem mais ousadia e presença. 

No dia a dia, é importante considerar o humor e a mensagem que se quer transmitir ao escolher a cor das unhas.