Dicas para acertar na franja e atualizar o visual

Na hora de mudar o corte de cabelo, a franja é uma das primeiras opções que aparecem em mente. Atemporal, ela é capaz de rejuvenescer e valorizar o formato do seu rosto. Saiba mais

Quando uma mulher quer radicalizar no corte de cabelo, a franja aparece em primeiro lugar na lista de opções. Mas a transformação não é tão simples assim: para se jogar sem medo no novo look, é preciso conhecer bem o formato do seu rosto e as opções para ele – e são muitas, pode acreditar.

Publicidade
Além do cuidado com o formato do rosto, é preciso também ter disponibilidade para os cuidados que a franja exige. “Quem escolhe as curtinhas deve frequentar o salão uma vez por mês para fazer a manutenção para que a franja fique sempre perfeita”, conta o hairstylist Gil Scawia, do Glass Hair & Esthetic.
A franja certa
Segundo Gil, uma boa opção para quem tem medo de errar é a franja alongada, que combina com todos os tipos de rosto. Seja redondo, quadrado, triangular ou oval, a opção é democrática e fácil de manter. Quem quer disfarçar bochechas salientes pode cortar sem medo na altura da boca ou do nariz. 
Partindo para as curtinhas, é possível que ela seja côncava, desfiada ou reta. As bem curtas e com fios desfiados ficam harmoniosas em rostos pequenos e possuem um toque fashionista, com pegada retrô. As retas possuem como característica principal a linearidade dos fios, que possuem a mesma altura de ponta a ponta; estas servem para todos os rostos, mas os mais triangulares devem fugir do volume nelas. Quem optar pela côncava terá um tipo de moldura no rosto, por isso ajuda rostos redondos ou retangulares a ganhar um toque de harmonia. 
Material necessário
Essa parte mais curtinha do cabelo merece uma atenção especial na hora de secar as madeixas. Gil Scawia indica ter sempre em mãos um protetor térmico, secador e uma escova com cerdas naturais. “Quando secar, movimente para baixo e para os lados. Isso garante um movimento natural”, ensina o expert.