Publicidade

É verdade ou mito? Tratamentos estéticos faciais devem ser feitos no inverno

Danilo Bravo explica por qual razão a estação passou a ser associada dessa maneira aos procedimentos estéticos

Reprodução / Pinterest
Reprodução / Pinterest

É comum ouvir que a melhor época para se realizar tratamentos estéticos, especialmente no rosto, é no inverno. Porém, o que muitos não sabem é que, atualmente, isso é um mito.

Publicidade

O médico Danilo Bravo explica que isso ocorre pelo fato de que os equipamentos à laser antigos agrediam bem mais a pele, impossibilitando que o paciente se expusesse ao sol. Já na atualidade, os métodos são menos invasivos.

Eles agrediam muito a pele e, por isso, era necessário que o paciente passasse, às vezes, de uma semana a dez dias, para recuperar os danos e poder voltar se expor sol. Com isso, as pessoas preferiam fazer no inverno, assim como os que são a base de ácidos específicos. Apesar de, realmente, ser uma ótima época, por conta da baixa incidência de luz solar, atualmente as tecnologias são muito menos agressivas, não machucam profundamente a pele e dão o mesmo resultado, seja no inverno ou verão. Porém, para tratamentos mais fortes, como o peeling de fenol, o inverno ainda é mais indicado”.

Bravo frisa, porém, que independentemente da época, os cuidados com a exposição ao sol são fundamentais:

Publicidade

Mesmo que a incidência do sol seja menor no inverno, os cuidados permanecem da mesma maneira. Deve-se usar o filtro solar e não se expor ao sol logo após fazer qualquer tipo de experimento estético, pois isso pode interferir no resultado, seja causando manchas ou dificultando a cicatrização”.

Logo, o médico reforça o uso do filtro solar, inclusive dentro de casa.

Baixa ou alta, a radiação ultravioleta sempre está presente, seja no verão ou no inverno. Então, o filtro solar deve ser usado nos dias chuvosos, de sol e até nos casos em que o paciente trabalhe por longas horas à frente da tela do computador ou celular, pois a luz emitida é nociva ao rosto. É um produto extremamente indispensável”.

Publicidade

Danilo ainda completa que os tratamentos que costuma realizar em seus pacientes podem ser feitos em todas as épocas do ano:

O que fará a diferença serão os cuidados, que devem ser ainda mais amplos. Em um tratamento mais agressivo no verão, os protocolos são maiores, o uso de filtro solar deve ser reforçado, mas não é contraindicado”, finaliza.

Publicidade