Mania de esmalte: entenda como os nomes são escolhidos

Nunca foi tão divertido escolher um esmalte. Qual é o seu nome preferido?

Preguicinha, Ô Meu Santo Antônio, Leo mandou flores, Beijo Roubado, Ha Ha Ha, Manjar de Tapioca, #prontofalei, Plano Perfeito e Boneca de Luxo… Não basta pedir rosa, preto ou azul no salão de beleza. Desde que os esmaltes passaram a ganhar títulos curiosos e cheios de significados, escolher a cor das unhas passou a ser mais divertido.
 
Já parou para pensar como são escolhidos esses nomes? O processo acontece da seguinte forma: “primeiro observamos o que está acontecendo no mundo, procuramos tendências de moda, beleza e comportamento. A partir dessa observação é criado um tema. Em seguida, a equipe responsável pela coleção define as cores seguindo uma regra: os tons devem ser únicos para que despertem vontade de usar. Só quando as cores chegam do laboratório decidimos os nomes – geralmente em uma reunião com o marketing e convidados”, conta Lígia Monteiro, gerente de desenvolvimento de produtos da Colorama.
 
No ano passado, por exemplo, a Copa do Mundo movimentou o Brasil. Então a Risqué escolheu o tema É Campeão! Para chegar aos nomes ideais, a marca selecionou homens e mulheres que dominam o tema e, depois, mulheres sem nenhuma intimidade com o esporte. O objetivo era falar da torcedora que assiste e vibra, mas nem sempre conhece os termos. Dessa reunião a marca lançou um time inusitado: ‘O de preto é o juiz,’ ‘Caiu! É pênalti?’ e ‘Agueeenta Coração’.
 
Apaixonada por moda e beleza, a atriz Marina Ruy Barbosa também entrou na onda. Para sua recém-lançada coleção em parceria com a Hits Speciallità, os nomes dos esmaltes foram baseados em estilos de roupas: ‘Punk’, ‘Sexy’, ‘Hippie’ e ‘Patricinha’ são alguns deles. “A ideia é mostrar que toda mulher tem um pouquinho de cada estilo”, contou Marina.
 
Outra celebridade que gosta da brincadeira é a atriz Isis Valverde. Em parceria com a marca Impala, a bela homenageou as amigas e mulheres brasileiras os esmaltes foram batizados de Catarina, Manuela, Estela, Eva, Olivia, Glória, Diana, Camila, Cláudia e Alice por exemplo. As cores escolhidas fizeram relação com a personalidade de cada uma. Tem o vinho que é charmoso, o rosa que lembra criatividade e o roxo de quem aproveita todos os momentos da vida. 
 
“O esmalte não é mais simplesmente uma cor. Agora ele assume uma personalidade e cria novos laços com a mulher”, afirma Daniella Brilha, diretora de marketing da Risqué.

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