Publicidade

Pele hidratada: como driblar o tempo seco e a poluição

Especialistas dão dicas para manter a pele hidratada mesmo com a oscilação de temperaturas do inverno, a poluição e o tempo seco

Quando o assunto é pele, beleza é sinônimo de hidratação. Mas em tempos de baixa umidade do ar e altos índices de poluição é mais difícil mantê-la hidratada e combater a agressão dos radicais livres (moléculas que danificam as células saudáveis do corpo e estão relacionadas ao envelhecimento). Conversamos com os dermatologistas Alberto Pinto, especialista em Dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP), e Maria Cecília Rivitti, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para descobrir como evitar o ressecamento da pele no inverno – quando há grande oscilação na temperatura.
BANHO
O banho é um momento de atenção para quem sofre com a pele seca. “Ele deve ser rápido e com água fria. Nos primeiros três minutos após o banho, aplique um hidratante que contenha emolientes e ceramidas”, sugere Maria Cecília. Antes de dormir, lave o rosto com um sabonete para peles sensíveis e aplique seu hidratante.
HIDRATANTE CERTO
Invista em hidratantes corporais com ativos que combatem o ressecamento intenso, ou seja, ajudam a manter a barreira da pele protegida. É o caso da Vitamina E, da manteiga de karité e do óleo de semente de uva. Vale também identificar no rótulo se ele está indicado para o seu tipo de pele: sensível, oleosa, ultraseca…
DE OLHO NA ROUPA
O algodão é o tecido mais apropriado para quem tem a pele sensível. Já os sintéticos e a lã podem aumentar a irritabilidade. “Na lavagem das roupas, é indicado evitar o uso de amaciantes e sabão em pó. Prefira o sabão de coco”, lembra a dermatologista.  
DIETA DA PELE
Quem tem a pele seca não possui a barreira de proteção adequada e, por isso, fica suscetível a alergias e infecções. Neste caos, é importante tomar cuidado também com os alimentos ingeridos. “Cada pessoa pode ser alérgica a um determinado alimento, então esta orientação é muito individual, mas existem alguns que, naturalmente, já têm um maior poder alergênico, como amendoins, mariscos e derivados de ovos e leite”, alerta Alberto Pinto. Por outro lado, uma dieta saudável e rica em vitaminas e minerais, com ingestão de bastante água, ajuda a manter a pele hidratada de dentro para fora. 

Publicidade