Publicidade

Xô, maus hábitos! 5 práticas que aceleram o envelhecimento da pele

A Dra. Priscilla Martelli explica o funcionamento da pele e dá 5 dicas para manter a aparência da pele jovem e saudável

Xô, maus hábitos! 5 práticas que aceleram o envelhecimento da pele
Xô, maus hábitos! 5 práticas que aceleram o envelhecimento da pele -Reprodução/Freepik

Não tem jeito, não dá para evitar os sinais do tempo na pele. Pouco a pouco, rugas, manchas e marcas de expressão começam a aparecer e isso é um processo natural do nosso corpo, diz a Dra. Priscilla Martelli, CEO da Martelli Clinic.

Publicidade

Segundo a pesquisa do Ibope Inteligência – O que a pele conta – revelou que 94% das brasileiras com idade entre 30 e 60 anos se sentem incomodadas com algum sinal na pele do rosto. Para 36% delas, a flacidez é um dos principais problemas.

De acordo com a especialista em Harmonização e Rejuvenescimento Facial, tanto a flacidez quanto as rugas são sinais de envelhecimento. Ou seja, isso acontece porque existe a perda das fibras de colágeno e elastina que sustentam os tecidos corporais. Ainda segundo o levantamento, duas a cada três mulheres têm medo que a pele do rosto envelheça.

A boa notícia, segundo a Dra. Priscilla Martelli, é que as mudanças de simples hábitos comuns do nosso dia a dia podem retardar e fazer a diferença nesse processo natural causado pelo tempo: “É importante entender que alguns fatores externos contribuem para que esse processo aconteça de forma acelerada no envelhecimento e na piora da flacidez”.

HÁBITOS PRESENTES NA ROTINA PARA REAVALIAR

1. O SONO DA BELEZA É IMPORTANTE: Durante o sono, nossa pele entra em vários processos de regeneração e troca de células, é também quando os hormônios de crescimento são liberados pelo nosso organismo fazendo com que a pele se renove com mais facilidade, produzindo mais colágeno.

Publicidade

2. TABAGISMO: A cada tragada a liberação de radicais livres no nosso organismo aumenta. Eles atacam as fibras de colágeno e elastina e comprometem a proteína fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da pele. Por conta da nicotina, a pele fica com tom amarelado podendo manchá-la!

3. HIDRATE-SE: O baixo consumo diário de água resulta em um corpo desidratado, e por sua vez, uma pele mais desidratada. Ou seja, isso acelera o envelhecimento da pele, propensa a desenvolver rugas prematuramente e afeta a consistência das fibras de colágeno.

4. ALIMENTAÇÃO É TUDO: A melhor proteção contra os radicais livres considerados inimigos da pele é optar por uma dieta rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças. Também priorize alimentos ricos em Vitamina C (laranja, limão, acerola, brócolis, tomate), vitamina E (amêndoas, nozes, vegetais folhosos), vitamina A (cenoura, abóbora, batata doce, melão), bioflavonoides (frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas). Evite açúcar em excesso, ele é responsável por outro processo de envelhecimento celular.

Publicidade

5. USE PROTETOR SOLAR: Seja em qual estação for. O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e do câncer de pele.