O colágeno, conhecido como proteína da pele, é frequentemente associado à juventude. Uma vez que confere estrutura, firmeza e elasticidade (resistência da derme). O problema é que conforme vamos envelhecendo, já com 20 anos, perdemos 1% de colágeno por ano. Essa porcentagem sobe para 30%, nos primeiros cinco anos da menopausa. Por isso, trouxe alguns mitos e verdades e dicas do que você pode fazer para manter a pele firme.
Vem descobrir quais são e o que fazer para estimular o colágeno para conquistar uma pele muito mais firme:
A alimentação desempenha um papel fundamental na saúde da pele e na produção de colágeno.
Verdade. O alimento que não tem proteína, não tem colágeno. Por isso, invista em uma boa alimentação, com fontes de ovos, carnes, feijões e sementes (chia, linhaça e castanhas). Diminua ou evite alimentos fritos, condimentados, excesso de sal e de açúcar.
Produtos biotecnológicos estimulam o colágeno.
Verdade. Uma vez que eles tratam por meio da nutrição das células, de dentro para fora. Procure por ativos como as células-tronco de maçã, theobroma cacau com carcinina, coffea arábica, pó de pérolas, extrato de plâncton (rico em sais minerais).
Máscara facial pode melhorar a elasticidade da pele.
Depende. Só se você usar ativos, como a abóbora, um antioxidante natural com aminoácidos, que ajudam na tonificação, por conta do alto poder de retenção de água na pele. Assim como o ouro, que é uma pedra preciosa, e traz um efeito lifting, quando usado como máscara facial, contribuindo para a elasticidade da pele.
Os movimentos repetitivos da ginástica facial deixam o rosto mais firme.
Verdade. É como se você estivesse fazendo uma musculação. Se traz efeito no corpo, o mesmo ocorre com a face, já que pode levar a mais firmeza, deixando os tecidos com mais vitalidade. Sem contar que proporciona relaxamento e também estimula a circulação, podendo trazer melhora para rugas e linhas de expressão.
O colágeno só vem de fontes animais.
Mito. Sou pioneira no assunto há mais de 30 anos. Estímulo colágeno com aminoácidos
que vêm das frutas, como a maçã verde, que age na camada germinativa das células, e dos legumes. Por meio da sequência de aminoácidos consigo estimular fibroblastos que melhoram o colágeno da pele, devolvendo firmeza, brilho e vitalidade.
Gostou das dicas? No vídeo, abaixo, falo mais sobre o colágeno: