Óleos faciais fazem bem? Conheça os mitos e verdades!

A coluna Roseli Siqueira dessa semana vai te contar tudo o que você precisa saber sobre óleos faciais para manter sua pele saudável e brilhosa!

Óleos faciais fazem bem? Conheça os mitos e verdades! – Reprodução / Instagram / @haileybieber

Você ainda teve dúvidas sobre óleos faciais? Será que pode ser usado em pele oleosa? Pode piorar as espinhas? Ajuda mesmo a hidratar? E a minimizar as linhas de expressão? Roseli Siqueira conta tudo. Você, que me acompanha aqui na Manequim, sabe que eu sempre falo dos benefícios dos óleos 100% naturais. Mas sempre recebo inúmeras dúvidas. Por isso, hoje vou explicar alguns mitos e verdades sobre eles.

Publicidade

A coluna Roseli Siqueira dessa semana vai te contar tudo o que você precisa saber sobre óleos faciais para manter sua pele saudável e brilhosa! Confira:

Posso aplicar óleo no rosto?

Verdade. Desde que seja um óleo 100% natural e livre de química, pois ele é antioxidante e ajuda na proteção natural da pele. É uma proposta de equilíbrio do PH, de manter a pele com resistência, ajudando a desintoxicar. Nada de usar óleo sintético.

O óleo pode ser usado para remover maquiagem?

Verdade. Mas é necessário umedecer o rosto, aplicar o óleo em seguida e massagear bem, até sentir que a make foi dissolvida. Lave o rosto normalmente.

Publicidade

Posso usar o óleo para minimizar a acne?

Em partes. Não é qualquer óleo. Para acne, por exemplo, é indicado o óleo de melaleuca. E vai depender do quadro e do tipo de acne. O ideal é tratar a acne e depois começar a usar o óleo.

Quem tem pele oleosa pode usar o óleo?

Publicidade

Verdade. Pele oleosa também pode se beneficiar, pois perde lipídeos e o óleo ajuda nessa recuperação.

O óleo também ajuda a minimizar poros abertos?

Verdade. Por isso, precisa de um óleo 100 % natural, pois quando você massageia, a pele absorve o produto.

Publicidade

O óleo não serve para hidratar o rosto?

Falso. É muito bem indicado. Principalmente na pele seca, sem viço e sem brilho, espalhar algumas gotas vai ajudar a fortalecer e nutrir a derme.

Posso usar o óleo diariamente?

Publicidade

Em partes. Primeiro, vai depender do seu tipo de pele. Se tiver a pele seca pode usar sempre. Agora, se tiver a pele oleosa ou mista, pode aplicar de uma a duas vezes na semana.

Manchas podem ser tratadas com óleo?

Em partes. O óleo ajuda a nutrir a pele e a criar uma barreira de proteção. Mas é preciso incluir na rotina as máscaras faciais com produtos biotecnológicos, que atuam na camada germinativa das células. Você também precisa deixar de lado produtos com química e petróleo, e mudar alguns hábitos, como aprender a tomar sol, como ensino nesse link, para não manchar a pele

Como descobrir se o produto que eu estou comprando é ou não natural?

Conferindo o rótulo! Versões sintéticas e minerais à base de petrolatos podem comprometer a saúde da derme, causando intoxicações, ressecamentos e queimaduras, por isso é melhor descartar. Óleo de coco, de sementes de abóbora e de girassol são excelentes opções para garantir resultados eficazes e seguros.

Quais os tipos de óleo podem ser passados no rosto?

Inúmeros. Mas sugiro alguns por suas propriedades:

  • óleo de abóbora, rico em vitaminas A, C e E, e antioxidantes, ideal para combater radicais livres e proporcionar intensa hidratação;
  • óleo de girassol, com antioxidantes, ômega 9 e vitamina E, eficaz no tratamento de manchas e cicatrizes;
  • óleo de coco, com vitaminas A, D, E e K, com propriedades anti-inflamatórias, versátil na remoção de maquiagem e  na hidratação;
  • óleo de melaleuca, indicado para acne e oleosidade, conhecido por suas propriedades antissépticas, antifúngicas e anti-inflamatórias.

Como hidratar a pele:

Lave o rosto, seque bem e aplique algumas gotinhas de óleo. Massageie bem até que o produto seja absorvido. Você também pode fazer isso durante ou após o banho, com a pele ainda úmida.

No vídeo, abaixo, trago mais dicas de óleos para estimular a proteção natural da pele: