Ícone do site

Salopete está de volta! Diana Demarchi ensina como costurar a peça estilosa em poucas horas; FOTOS

Published 01/03/2021

Diana Demarchi ensina como costurar um SALOPETE - FOTOS DIANA DEMARCHI

O modelo que parece macacão, mas com uma saia e o corte mais aberto, é um sucesso dos anos 1980 que está de volta. Você pode fazer a sua salopete em poucas horas — é só seguir o passo a passo.

MATERIAIS

1 m de tecido encorpado, como a sarja acetinada

Elástico de 4 cm para cintura

Linha e agulha

Tesoura

Alfinetes e fita métrica

Para costurar a peça, você precisará de alguns recortes retangulares que fará sob medida de acordo com o tamanho do seu quadril e o comprimento desejado para a saia. Então, antes de mais nada, meça a circunferência do seu quadril e o comprimento que quer para a saia. Agora sim, corte os retângulos: os dois precisam ter cerca de 10 cm a mais do que a medida da largura do quadril e 4 cm a mais do que o comprimento definido para a saia. Vamos lá?

1. Com a fita métrica, faça a medida do corpinho da salopete. Veja qual seria o retângulo ideal para seu corpo e corte duas partes iguais, deixando uma margem de costura. Junte direito com direito, passe uma costura nas três partes que ficarão aparentes e vire para o lado certo.

2. Depois de virar para o lado direito, pesponte as costuras. Esse cuidado, além de deixar o acabamento mais delicado, reforça a
costura e ajuda a estruturar a peça.

3 e 4. Para fazer as tiras, você deve cortardois retângulos de 1 metro por 10 cm. Costure toda a tira pelo lado avesso e vire para o direito com a ajuda de um puxador de elástico (ou um grampo de cabelo). Na foto, observe que apenas uma das tiras está virada para o direito; a outra já recebeu o pesponto e está pronta para ser usada na peça.

5. Feche as laterais da saia e faça acabamento nessas costuras com overloque ou ziguezague. Meça o elástico na parte de trás da cintura de forma que ele fique seguro e confortável. Pregue o elástico com pontos ziguezague na parte de trás da saia. Na
frente, termine com uma bainha de uma única dobra. Após esse passo, você deverá prender o peito da peça com a parte da frente da saia, tomando um cuidado especial com os acabamentos. Na parte de trás da saia, costure sobre o elástico as tiras que passarão pelos ombros. Lembre-se de que essas tiras serão cruzadas para um melhor caimento.

6. Na parte de cima do corpinho, faça duas casinhas de botão que servirão para receber as tiras das costas. Uma dica: sempre que abrir uma casinha de botão, use um alfinete para parar o descosturador na hora da abertura. Dessa forma, você evita que o descosturador vá além do necessário e faça um rasgo no tecido.

7 e 8. Posicione a peça para avaliar o tamanho. Aqui você terá duas opções de acabamento: poderá dar um nó na ponta da tira,
como mostra a foto, ou pregar botões nessa tira e passar por dentro da casinha, finalizando o acabamento.

9. Agora, para terminar a salopete, faça bainha na parte de baixo da saia. Essa bainha é simples e poderá ser feita dobrando duas vezes e finalizando com uma costura reta.

O RESULTADO?

CONFIRA OUTRAS DICAS DA ESPECIALISTA EM COSTURA:

Sair da versão mobile