decoracao   / Nada de quebradeira!

5 dicas para ampliar ambientes pequenos apenas com a decoração

Truques para dar aquela repaginada em ambientes pequenos com ajuda das especialistas Érica Lopez e Bruna Montero

MANEQUIM Publicado quarta 20 janeiro, 2021

Truques para dar aquela repaginada em ambientes pequenos com ajuda das especialistas Érica Lopez e Bruna Montero
Dicas para aumentar a sensação de espaço no seu apartamento pequeno só com móveis - Reprodução/ Pinterest

Abandonando todo o aperto que 2020 trouxe, nada melhor do que começar esse novo ano ampliando os ambientes da nossa vida. Afaste pensamentos ultrapassados de que apenas lugares grandes conseguem trazer aquela sensação de amplitude.

Além disso, precisamos trabalhar com o que temos no momento, e nada melhor do que reinventar o seu ‘’cantinho’’. Pasme! Existem truques para trazer essa deliciosa sensação de espaço e conforto.

Para isso, separamos uma lista com 05 truques para dar aquela repaginada em ambientes pequenos com ajuda de Érica Lopez e Bruna Montero, especialistas em Design de Interiores da Conte Arquitetura.

Espelho, espelho meu...

Quanto maior o tamanho do espelho no cômodo, melhor o efeito de amplitude e profundidade. Os verticais ampliam a altura e os horizontais a largura. 

Importante se atentar também a alguns detalhes ao fazer uso desse item, como, por exemplo, não utilizar espelhos atrás de televisores para não gerar desconforto, e evitar muitos itens de decoração, pois ao duplicar o ambiente o mesmo pode gerar a sensação de algo poluído e demasiado.  

+++ ''A principal tendência para 2021 é a valorização do tempo'', diz arquiteta; Confira dicas simples de como aprimorar sua casa
  
Integre ambientes

Quando você tenta separar ambientes em pequeno espaço, a sensação de aperto aumenta gradativamente.

"Integrar o ambiente é a melhor coisa a se fazer quando se quer aumentar visualmente o espaço, gerar a continuidade e não uma quebra", explicam as especialistas Érica Lopez e Bruna Montero.

Um ótimo exemplo seria integrar a varanda com a sala de estar ou mesmo a integração da cozinha com a sala de jantar em formato “cozinha americana”.

 

O céu é o limite

Olhe para cima! Instalar prateleiras e nichos na parte superior das paredes atrai a atenção para cima, deixando, assim, uma sensação de que o pé direito é maior.

 

Ampliando pela cor

Nossos aliados são os tons mais claros, sempre lembrando que as extremidades devem conter o mesmo tom. 

Dica: Você pode pintar uma parede com um tom mais escuro para criar aquela profundidade.

Marcenaria Inteligente 

Um bom uso do espaço é utilizar móveis que são versáteis. Que sua movimentação ou forma de armazenamento seja dobrável ou que você possa acoplar junto a outros móveis, facilitando o objetivo.

Dica: Também busque utilizar poucos móveis, sempre em tamanhos grandes. Para o ambiente ficar menos poluído e mais arejado. 

+++ 5 plantas para usar como decoração dentro de casa

Luz é tudo!

A luz é o pulo do gato na hora de ampliar o seu ambiente. Por isso ela é tão usada em teatros, em exposições artísticas, dentre outros eventos. 

Perceba a iluminação natural do ambiente: janelas, portas e claraboias. Para poder agregar junto com outros tipos de iluminação, auxiliando na percepção de um espaço maior.

Viu só? Não é impossível ganhar mais espaço mesmo em ambientes pequenos. Esses truques fazem toda diferença quando utilizados de formas diferentes.

Último acesso: 28 Jul 2021 - 10:59:54 (1043843).