Publicidade

Dicas práticas para ajustar uma peça

Descubra quais são os serviços mais pedidos nos ateliês de costura e confira truques que vão facilitar o seu trabalho

“Quando se trata de encomenda, o serviço deve ser rápido e ao mesmo tempo perfeito. Diferente da costura por hobby, que o mais importante é caprichar nos mínimos detalhes”, diz Eliane Tear, proprietária do Ateliê Rainhas da Costura, em São Paulo.
 
Eliane também contou que os cinco serviços mais pedidos são: barra, pense, diminuir peça, fazer costura invisível e franzido (nesta ordem!). Por isso, contamos alguns segredos de como fazer este tipo de serviço:
 
1. Barra: existem duas regras básicas para fazer uma boa barra. A primeira é usar a linha adequada – de pesponto, e a segunda é costurar com uma agulha específica para o tecido. Antes de cortar, marque a calça com giz – além de fazer um sinal forte, sai facilmente depois.  
2. Pence: antes de qualquer coisa, modele a peça no corpo de quem vai usar, para ficar com o formato. Experimente passar o ferro para vincar a dobra, facilita muito.
3. Diminuir peça: todas as peças possuem uma margem de costura de 1 cm interno do fechamento. Para deixar o trabalho impecável, passe a costura entrando nas laterais.
4. Costura invisível: como a maior parte das peças que pedem uma costura invisível são sociais, prefira fazer manualmente para não ficar uma marca aparente. Para isso, passe um fio simples de linha na agulha – precisa ser da mesma cor do tecido.
5. Franzido: faça duas costuras paralelas usando o maior ponto da máquina. No final, puxe somente as duas linhas que ficam em baixo do tecido.

Publicidade