Publicidade

Irresistível: arroz com carne de charque

Nada como uma receita fácil e saborosa para aquele almoço especial! Anote essa receita

Ingredientes

2 ½ kg de charque magro

Publicidade
3 cebolas
1 maço de cheiro-verde (salsinha e cebolinha)
2 folhas de louro
1 galho de manjerona
1 xícara (chá) de óleo
8 a 10 dentes de alho picados
6 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
1 kg de Arroz 
½ maço de salsinha picado
Preparo
1. Lave o charque, enxugue e corte em pedaços pequenos e finos. Coloque-os em uma panela, cubra com água e ferva, para tirar o excesso de sal. Escorra em seguida e cubra novamente o charque com água. Junte 1 cebola cortada em 4, o cheiro-verde, o louro e a manjerona e deixe ferver em fogo baixo, para formar um caldo saboroso. Escorra o charque, reservando o caldo e eliminando os temperos. 
2. Na mesma panela, aqueça o óleo em fogo alto e doure 2 cebolas picadas. Junte o alho e os pedacinhos de charque e deixe fritar, até que fique bem aromático. Acrescente os tomates e refogue brevemente. Junte o arroz, misture bem e despeje o caldo reservado, que deve cobrir e ultrapassar em três dedos o volume do arroz com charque (se necessário, complete com água). Cozinhe até que o arroz esteja macio e levemente úmido. Finalize o prato salpicando salsa e sirva em seguida, puro ou acompanhado de farofa e couve refogada.
Dica: o charque pode ser substituído por carne seca ou carne de sol, que podem ser compradas em mercados municipais ou supermercados de grandes redes.