lazer   / Cozinha prática

Bolo que pé-de-moleque é opção de receita doce para sua Festa Junina caseira! Veja como preparar esta maravilha

Esta receita foi compartilhada pela cozinheira e apresentadora do canal 'Cozinha do Bom Gosto' no YouTube, Gabriela Rossi

MANEQUIM Publicado quarta 9 junho, 2021

Esta receita foi compartilhada pela cozinheira e apresentadora do canal 'Cozinha do Bom Gosto' no YouTube, Gabriela Rossi
Bolo que pé-de-moleque é opção de receita doce para sua Festa Junina caseira! Veja como preparar esta maravilha - Reprodução / Canal 'Cozinha do Bom Gosto' no YouTube

"Pula a fogueira, iaiá, pula a fogueira, ioiô...". O Mês de São João finalmente começou e com ele, passamos a ver as sugestões de receitas maravilhosas na internet que podem e devem ser feitas para a família nesta época do ano.

Hoje, por exemplo, vamos mostrar para vocês como fazer um delicioso bolo de pé-de-moloque. A responsável por compartilhar esta maravilha foi Gabriela Rossi, do canal Cozinha do Bom Gosto no YouTube.

+ VEJA: Azedinho da fruta com o doce do leite condensado! Aprenda a fazer brigadeiro de polpa de maracujá SEM talhar

+ VEJA: Já ouviu falar neste doce? Receita espanhola de leite frito é opção inusitada para você se deliciar

Vale lembrar que este bolo rende aproximadamente 10 pedaços. Para conferir como preparar esta verdadeira tentação, confira o passo a passo a seguir!

Ingredientes do bolo:

  • 1 xícara de chá de amendoim torrado, sem pele e sem sal
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de chá de óleo
  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 colher de chá de canela
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento

Ingredientes do recheio/cobertura:

  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • Pés-de-moloque prontos cortados em pedaços para decorar

Modo de preparo:

Despeje no liquidificador o amendoim. Bata grosseiramente até triturar. Feito isso, despeje o amendoim em um recipiente e reserve.

Limpe o copo do seu liquidificador. Adicione agora os ovos, o óleo, o leite e o açúcar. Bata até formar um líquido homogêneo. Transfira essa massa para uma tigela grande. Agora acrescente à massa o chocolate em pó e a canela. Vá mexendo e, aos poucos, adicionando a farinha de trigo. Por fim, acrescente o fermento e o amendoim triturado. Mexa até homogeneizar a massa.

Agora, Gabriela nos dá duas opções: despejar a massa em uma forma padrão untada padrão, ou dividir a massa em duas porções e assar em formas untadas de 15 cm de diâmetro separadamente (para formar duas camadas). Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos.

RECHEIO: derreta em uma panela o açúcar em fogo baixo até atingir uma calda lisa e dourada. Feito isso, adicione a manteiga e misture para derreter. Agora, acrescente o leite condensado. Mexa até formar uma massa lisa e, por fim, coloque o creme de leite. Misture para incorporar. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Por fim, monte do jeito que preferir. Se tiver feito o bolo em uma forma só, desenforme, despeje a cobertura e decore com os pedaços de pé de moleque por cima. Se você optar por fazer um bolo de dois andares, posicione a primeira parte no local que irá servir o bolo, coloque metade do recheio, cubra com a segunda parte e finalize despejando a outra metade da calda por cima e decorando com o pé-de-moloque.

Assista ao vídeo:

 

Último acesso: 16 Jun 2021 - 16:44:35 (1044509).