Ícone do site

Festa do Milho! Surpreenda-se com essas receitas refinadas, mas simples, que têm como base o ingrediente típico do mês de São João

Published 11/06/2021

Festa do Milho! Surpreenda-se com essas receitas refinadas, mas simples, que têm como base o ingrediente típico do mês de São João - Fotos: Divulgação

Na espiga ou enlatado, o cereal é uma das estrelas da culinária brasileira, especialmente nesta época do ano. Inspire-se nestas receitas e surpreenda a todos com um banquete de dar água na boca!

MEXICAN STYLE

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 5 porções
Receita: Chef Renata Vanzetto, Megusta Bar

Ingredientes:

Ingredientes da MAIONESE DE ALHO:

Modo de preparo: Limpe e lave as espigas, coloque-as em uma panela em imersão de água e ferva por 1 hora. Reserve. Parmesão picante: coloque todos os ingredientes em um bowl e misture tudo; reserve. Maionese: em um liquidificador, bata o ovo pasteurizado, o limão, o sal e a mostarda. Em seguida, com o liquidificador ligado, vá adicionando fio de óleo até obter o ponto de maionese. Montagem: passe cada uma das espigas na maionese, coloque-as em um prato e, em seguida, polvilhe com a mistura de parmesão picante.


CREME BRULÉE DE MILHO

Tempo de preparo: 1h30 + 4h30 de geladeira
Rendimento: 10 porções
Receita: Chef Roberta Julião, da Feita ao Baile Café

Ingredientes:

Modo de preparo: Bata o milho, o leite e o açúcar no liquidificador e, depois, passe a mistura pela peneira para uma tigela. Com o auxílio de um batedor, incorpore o creme de leite, as gemas e o ovo nessa mistura e peneire novamente. Distribua entre os ramequins e asse em banhomaria em forno preaquecido a 180 C°. Deixe esfriar e reserve-os na geladeira. Na hora de servir, polvilhe com açúcar demerara ou cristal e queime com o maçarico. Sirva em seguida.


POLENTA DE MILHO-VERDE COM LEGUMES DEFUMADOS

Tempo de preparo: 25 minutos
Rendimento: 1 porção
Receita: Chef Gabriela Erbella, da Arlete Bar

Ingredientes:

Modo de preparo: Corte os legumes (cenoura, vagem, brócolis e cogumelos) em tamanhos grandes e refogue com o tomate defumado. Acerte o sal e a pimenta. Reserve. Em uma panela pequena, ferva a água com meio dente de alho picado, sal e pimenta-do-reino. Quando levantar fervura, adicione o milho e misture sem parar até que o conteúdo da panela comece a ficar mais espesso. Quando estiver bem cozido, acerte a espessura com a água (caso necessário) e finalize com manteiga, parmesão e cebolinha. Disponha num recipiente para servir. Finalize com os legumes refogados com o tomate e decore com folhas de manjericão, azeite e pimenta-do-reino.


PÃO DE MILHO

Tempo de preparo: 45 minutos + 12 horas de geladeira
Rendimento: 15 pães
Receita: Chef Helena Mil Homens, do St. Chico

Ingredientes:

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes na batedeira com o gancho, por 10 a 15 minutos. Deixe a massa dormir de um dia para o outro, na geladeira, embalada em filme plástico. Modele bolinhas ou bisnaguinhas de, mais ou menos, 100 g. Passe-as no fubá e deixe fermentar por uma hora, em temperatura ambiente. Asse, em forno médio, 170 C°, por 15 minutos ou até dourar.


CANJIQUINHA DE CAMARÃO E LINGUIÇA

Tempo de preparo: 1 horas
Rendimento: 4 porções
Receita: Chef Fábio Vieira, Micaela

Ingredientes:

Ingredientes do CALDO DE LEGUMES:

Modo de preparo: Para o caldo de legumes, toste os legumes em uma panela com azeite para obter um caldo escuro. O ideal é colocar, primeiro, as cenouras cortadas em rodelas, em seguida, o salsão e a cebola. Acrescente as ervas e as especiarias e coloque água até cobrir os legumes três vezes. Leve ao fogo baixíssimo por, aproximadamente, 4 minutos sem deixar levantar fervura, para obter um líquido saboroso. Reserve. Canjiquinha: em uma panela, coloque o azeite e os pimentões e refogue em fogo baixo. Em seguida, acrescente a cebola e o alho e, por último, o colorau, fritando-o para não subir no caldo. Coloque a canjiquinha e vá acrescentando o caldo de legumes aos poucos, como se fizesse um risoto, até que a canjiquinha fique al dente. Agora, numa frigideira, doure as linguiças de modo que fique um fundinho da fritura na panela (isso agrega sabor ao prato). Retire as linguiças e, na mesma panela, frite rapidamente os camarões temperados com sal e pimenta-do-reino. Reserve. Coloque o suco do tomate na frigideira para deglacear (soltar aquele fundo saboroso das frituras), adicione a canjiquinha, as linguiças e o chá de capim-santo e mexa para soltar o amido. Acrescente o caldo de legumes (o suficiente para ter um caldinho) e os camarões e deixe por mais 2 minutos; desligue a chama e coloque a ciboulette picada. Sirva em seguida.

Sair da versão mobile