Publicidade

25 anos de SPFW: começa nesta quarta-feira edição histórica do evento; saiba como assistir

A partir desta temporada, que vai de 4 a 8 de novembro, 50% dos modelos de cada apresentação devem ser afrodescendentes, indígenas ou asiáticos

A Freiheit é uma das seis marcas que estrearão no evento este ano – Reprodução/ @atelier.freiheit

Após a pandemia do coronavírus causar o cancelamento da temporada do São Paulo Fashion Week (SPFW), que costuma acontecer em abril, ficou para esta edição a responsabilidade de comemorar os 25 – emocionantes – anos da semana da moda.

Publicidade

Por conta do distanciamento social, que ainda está em vigor por conta dos casos da doença no país, o evento que vai de 4 a 8 de novembro precisou adotar um formato 100% virtual, com transmissão das apresentações das 36 marcas pelas redes sociais. As novidades poderão ser mostradas com desfiles digitais ou com fashion films.

COTA RACIAL

Há mais de dez anos, a semana de moda recomenda que as marcas participantes contratem, pelo menos, 20% de modelos afrodescendentes, indígenas e asiáticos. Porém, em 2009 um termo de ajustamento de conduta (TAC) que vigorou até 2011 obrigou que apenas 10% dos profissionais nas passarelas fossem destas raças.

Desta vez, isso mudou!

Publicidade

A partir desta temporada, 50% dos modelos de cada apresentação devem ser afrodescendentes, indígenas ou asiáticos, com parentesco até segundo grau.

Apesar de ser uma decisão histórica, a organização escolheu implementá-la sem grandes anúncios. A regra foi incluída no “manual de convívio coletivo”, como chama Paulo Borges, fundador e diretor criativo da SPFW. O documento é enviado antes de cada edição para as marcas participantes.

NOVAS MARCAS

Publicidade

A edição comemorativa de 25 anos do SPFW contará com 36 marcas, das quais seis participarão do lineup pela primeira vez, são elas: ÀLG, Freheit, Irrita, Martins, Misci e Renata Buzzo.

Todas são marcas jovens, lançadas entre os últimos sete anos. Algumas vêm da Casa de Criadores, outras já apresentavam suas coleções por conta própria.

COMO ASSISTIR

Publicidade

Serão mais de 500 conteúdos programados, durante os 5 dias de evento, em todos os canais do SPFW e com projeções mapeadas nas cinco regiões da cidade.

Para quem quiser acomapanhar todos os detalhes, os desfiles estarão disponíveis no canal oficial do YouTube do SPFW.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por São Paulo Fashion Week (@spfw) em

Publicidade