Publicidade

4 dicas para potencializar o crescimento do cabelo

Hábitos saudáveis aliados aos cuidados com os fios podem render bons resultados

4 dicas para potencializar o crescimento do cabelo – Pinterest

O crescimento dos cabelos está associado a diversos fatores, como a genética, hábitos de vida, nutrição e até hormônios. Por isso, para quem quer potencializar e acelerar o processo vale apostar numa rotina saudável, com alimentação balanceada, exames em dia, cronograma capilar e corte regular de pontas duplas e ressecadas. 

Publicidade

O cabelo está diretamente ligado não só à estética, mas à autoestima e ao bem-estar psicológico e social, sendo um dos meios pelo qual homens e mulheres expressam a sua personalidade e identidade. Deste modo, não são raros os casos de pessoas que buscam por ajuda para potencializar o crescimento das madeixas. 

A alopecia androgenética, também conhecida como calvície, é uma patologia que pode levar à perda parcial ou total dos cabelos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o problema afeta 80% dos homens com mais de 80 anos de idade. Mesmo sendo mais comum nos homens, mulheres também são afetadas. 

+++ Luva de penas e micropaetês: Jade Picon usa vestido de R$ 2.294 para ‘Domingão com Huck’

Além de questões genéticas, outros fatores podem provocar a queda dos fios ou atrapalhar o seu crescimento, mesmo que a condição não configure calvície. Alguns exemplos são problemas na tireóide, desequilíbrio hormonal, falta de vitaminas, além de estresse, ansiedade e outros problemas psicológicos. 

Publicidade

Seja qual for o motivo, o primeiro passo é procurar a ajuda de um profissional para que o melhor tratamento seja adotado. Em alguns casos, produtos específicos podem ser indicados, como o minoxidil, usado para tratamentos capilares, principalmente para a calvície em homens e mulheres.

Para quem procura acelerar o crescimento dos fios, seguem quatro dicas gerais que podem ser colocadas em prática no cotidiano.  

Publicidade

1. Cuide da alimentação

Os especialistas ressaltam que a saúde dos fios vem, principalmente, de dentro. Nesse sentido, a alimentação está diretamente ligada ao crescimento saudável dos cabelos. É preciso estar com os nutrientes necessários em dia, pois eles formam a matriz capilar. 

São recomendados alimentos ricos em proteínas, como carne, ovos, peixe, leite e iogurte. Além deles, é importante que o organismo esteja nutrido com vitamina C, biotina, ferro, zinco e silício. 

Publicidade

Em casos nos quais não é possível obter a quantidade necessária por meio da alimentação, a suplementação com medicamentos ou fórmulas de farmácias de manipulação pode ser iniciada. É preciso estar atento e consultar um médico ou nutricionista para fazer o uso correto.

2. Dê atenção ao couro cabeludo

Esse é um detalhe simples, mas que faz diferença segundo os especialistas. Durante a lavagem dos fios, é importante massagear todo o couro cabeludo com movimentos circulares e suaves. 

Publicidade

A intenção é estimular a circulação sanguínea na região, o que auxilia no processo de crescimento. Para pessoas que não têm o hábito de lavar os cabelos todos os dias, a dica é penteá-los com frequência, pois esse movimento tem o mesmo efeito para a circulação. O mesmo pode ser feito na barba. 

3. Mantenha o corte em dia

Essa dica é clássica. Manter o corte das pontas em dia é fundamental para a saúde do fio como um todo. Isso porque as pontas duplas e ressecadas enfraquecem os cabelos, fazendo com que eles fiquem quebradiços. 

Uma vez quebrado, o fio precisa percorrer todo o caminho de crescimento novamente. Com o corte, é possível potencializar o ritmo. A recomendação é de que o procedimento seja feito a cada três meses. 

4. Adote um cronograma capilar

Além de estar com a saúde física e psicológica em dia e os hormônios equilibrados, para que o cabelo cresça, são necessárias três etapas de cuidados básicos. Elas são hidratação, nutrição e reconstrução. 

A hidratação serve para manter a água nos fios, concedendo a eles maciez e movimento. Já a nutrição é responsável pela maleabilidade, devolvendo a emoliência e o brilho. A reconstrução, por sua vez, repõe a queratina do cabelo, promovendo a força e a restauração dos fios. 

Essas etapas de cuidado podem ser feitas com a ajuda de máscaras capilares, disponíveis nos supermercados ou, ainda, com ingredientes naturais. Vale se informar com o dermatologista para entender melhor a frequência de uso dos produtos para cada caso.