1. Prepare-se
Pesquise em revistas e sites de moda, e compare as tendências desta e da próxima estação. Assim, é possível comprar peças que você vai usar agora e também na próxima temporada.
2. Liste
Antes de ir às compras, organize-se como se fosse ao supermercado. Faça uma lista com tudo aquilo que você precisa e outra com o que você apenas deseja. “Comprar de maneira aleatória aumenta os riscos de agir por impulso”, diz a personal stylist Manu Carvalho.
3. Aproveite
Na troca de coleções é comum que o preço de algumas peças caia. Esta é a oportunidade para investir em itens que estão na moda, mas que, normalmente, custam caro logo que lançados. “Vale até comprar peças um ou dois números maiores e depois levá-las a uma costureira para fazer o ajuste”, afirma Marcele Góes, consultora de moda.
4. Economize
Se você quer aderir a uma tendência, mas já sabe que ela vai ter vida curta, compre apenas uma peça que siga a tal moda e, de preferência, com o melhor preço que você encontrar na loja. Assim você evita prejuízos.
5. Invista
Peças atemporais, como blazers bem cortados e calças de alfaiataria, ou em cores como preto e branco, são sempre um bom investimento. Itens clássicos passam ilesos pelo troca-troca de vitrines e funcionam em qualquer estação.
6. Conheça seu corpo
Antes de comprar uma novidade, avalie se ela fica bem em você. “Não adianta comprar, por exemplo, um monte de peças verdes se a cor deixa você pálida. Estar bonita é melhor do que estar na moda”, sugere Marcele.