Alta-Costura: Delicada beleza na passarela de Raf Simons para Dior
Delicada e cheia de atitude, a coleção foi inspirada no quadro Jardim das Delícias, de Hieronymus Bosch. Sandálias nude e colares com berloques arremataram os looks que contemplaram uma cartela de cores diversas e deram destaque aos detalhes artesanais
Inspirado no famoso quadro Jardim das Delícias, do pintor holandês Hieronymus Bosch (1450-1516), Raf Simons apresentou uma coleção delicada – e, ao mesmo tempo impactante -, repleta de misturas e detalhes que demandaram habilidade técnica para se concretizar. Penas coladas uma a uma são um bom exemplo do grau de dedicação exigido das artesãs da maison. Vestidos camisola off white de mangas longas e ombros arredondados abriram o desfile, esbanjando fluidez e uma inocente sensualidade. O contraponto veio em seguida, com vestidos pretos e casacos oversized de cores vibrantes – alguns traziam apenas uma das mangas feita de pele. Aliás, as mangas foram um dos destaques da coleção. “Queríamos desconstruir uma herança arraigada da maison, especificamente nos casacos”, disse Simons. E por falar em tradição, o estilista belga também reservou espaço para releituras do New Look, um clássico da Dior.
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Delicadeza e atitude foram bem representadas na paleta de cores – que foi do off white ao vermelho -, nas modelagens assimétricas e nos coletes metálicos que deram um ar neomedieval aos modelitos. Além do color blocking, o pontilhismo surgiu em vestidos, saias e coletes, trazendo um ar impressionista à coleção. A proposta de peso e leveza em um mesmo look ficou clara na escolha dos tecidos: lã, chiffon, pele, veludo, cashmere, couro e crepe se alternaram harmoniosamente.
A apresentação teve direito, ainda, a uma história de conto de fadas. A modelo Sofia Mechetner, de 14 anos, que abriu o desfile com um diáfano vestido camisola, foi descoberta, por acaso, em uma loja parisiense da Dior, pelo próprio Raf Simons. De família pobre, a jovem israelense já assinou um contrato de 265 mil euros com a marca, de acordo com o jornal The Washington Post. Mais uma prova de que, dentro e fora das passarelas, a grife continua investindo para encantar suas clientes.
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