Ícone do site

Aos 73 anos, morre André Leon, ex-diretor da Vogue e primeiro jornalista negro com grande influência na moda

Published 19/01/2022

Primeiro jornalista negro com grande influência na moda, André Leon Talley faleceu aos 73 anos - GETTY IMAGES

André Leon Talley, ex-diretor da Vogue e primeiro jornalista negro com grande influência na moda, morreu nesta terça-feira, 18, aos 73 anos, vítima de um ataque cardíaco, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo porta-voz do jornalista ao Graydon Carter, do portal norte-americano Air Mail.

Ele, que começou por volta de 1980 na carreira, construiu uma história muito particular no mundo da moda e travou lutas importantes em prol de um mercado fashion que fosse mais plural, principalmente com modelos negros nas passarelas e nas grandes vitrines.

Sua trajetória, com passagem por títulos importantes nos Estados Unidos, como WWD, Interview, W, The New York Times e, claro, a Vogue americana, é contada com detalhes no documentário “O Evangelho Segundo André” e no livro “The chiffon trenches: a memoir”.

+++ All red e brilhando: Carla Diaz usou terninho inteiramente vermelho com top brilhante

BRAÇO DIREITO DE ANNA WINTOUR

O ex-diretor criativo e editor geral da Vogue americana foi braço direito de Anna Wintour, atual editora-chefe da edição norte-americana da revista Vogue, a mais conceituada e importante publicação de moda do mundo.

Talley começou na moda estagiando com Diana Vreeland no Metropolitan Museum of Art e passou também pela revista Interview, que ainda era dirigida por Andy Warhol, W e pelo jornal The New York Times.

Foi jurado em várias temporadas do seriado de sucesso “America’s Next Top Model” e fez participações especiais em “Sex and the City” e “The First Monday in May”, um documentário sobre o Met Gala.

Artistas do mundo todo lamentaram a morte de André Leon pelas redes sociais:

 

 

 

Sair da versão mobile