Publicidade

Brazilcore: a tendência polêmica que deveria ser, no mínimo, escrita com S e não com Z

Nas plataformas digitais, as discussões sobre ‘brazilcore’ ganharam proporção gigantesca; veja os vídeos e conteúdos mais comentados sobre o assunto

Brazilcore: a tendência polêmica que deveria ser, no mínimo, escrita com S e não com Z
Brazilcore: a tendência polêmica que deveria ser, no mínimo, escrita com S e não com Z – Instagram/ @rubylyn/ @matildadjerf

Os conteúdos sobre a suposta tendência de moda chamada Brazilcore ganharam espaço nas redes sociais nos últimos dias. Isso, porque algumas personalidades internacionais publicaram produções usando peças que remetiam às cores do Brasil, ou até mesmo itens oficiais da Seleção Brasileira, e os looks ganharam visibilidade – criando, assim, a Brazil Aesthetic ou Brazilcore.

Publicidade

Mas “pera aí”, se é uma tendência que remete ao Brasil (com S), por que ela é escrita com Z? E por que em inglês? E mais do que isso, ela não foi “criada” agora. Na periferia, ele que deveria ser chamado, em português, de “estilo brasileiro”, nunca saiu das ruas – e também nunca foi colocado na categoria de “moda”.

Em post, o Fashion Revolution pontuou no Instagram:

“Na moda, esse sistema segue em prática através da apropriação cultural, que acontece quando elementos de uma cultura são deslocados do seu contexto e sentido. Assim, peças de roupas ou acessórios consideradas bregas, feias, vulgares em corpos não-brancos viram tendência quando vestidas por pessoas brancas.

É impossível refletir sobre o “Brazil aesthetic” ou “Brazil core”, que indicam uma tendência de se vestir com a camiseta da nossa seleção ou com as cores da nossa bandeira, sem pensar em apropriação cultural e racismo. Por que agora se fala em tendência? Então, só é tendência quando é vestido por corpos brancos, magros e europeus, mas se é vestido por corpos periféricos, não é?”

Publicidade

Esses e tantos outros pontos, que envolvem até mesmo posição política (até porque não tem como ignorar essa questão) têm sido discutidos ferozmente nas plataformas digitais e CANSANDO os próprios brasileiros de lerem sobre Brasilcore (porque escrever com Z mais de uma vez fica difícil para a jornalista que vos fala).

BRAZILCORE NAS REDES SOCIAIS

Reunimos conteúdos muito comentados, curtidos, questionados e mencionados sobre o assunto para você, leitor, entender o que tem sido dito sobre o assunto nas redes sociais.

@amandahonel e eu ainda tenho tanta coisa pra falar kkkk se quiserem eu trago mais sobre isso para conversarmos, mas o que acham? #brazilcore #brazilianaesthetic ♬ Na Rebolada – Os Quebradeiras & DJ Zullu & Machadez

Publicidade
@marcoquadrs BRASIL CORE? #brasil #moda #fashion #fy ♬ som original – Marco Quadros

 

Brazilcore: o que tem sido dito nas redes sociais?
Brazilcore: o que tem sido dito nas redes sociais? – @Transpreta

@arthurfreixo Brasil (com S) #foryou #fyp #fashiontiktok #grwm #ootd #brazilcore ♬ som original – ARTHUR FREIXO

Publicidade