Publicidade

Cara e Coragem: Taís Araújo fala sobre estilo de suas personagens na nova novela das 7

A atriz interpreta duas personagens que se assemelham muito, mas ao mesmo tempo são muito diferentes

Taís Araujo é Clarice Gusmão e Anita
Taís Araújo é Clarice Gusmão e Anita em nova novela – Globo/Victor Pollak

Vem aí a nova novela das 19h da Globo chamada Cara e Coragem, escrita por Claudia Souto que conta com Taís Araújo, Ícaro Silva, Paolla Oliveira, Marcelo Serrado e Leopoldo Pacheco no elenco. A trama segue o universo de dublês, mas também tem muito mistério e romance.

Publicidade

Taís Araújo interpreta duas personagens: Anita e Clarice Gusmão. Ainda não temos muitas informações sobre a Anita. O que sabemos é que ela é massoterapeuta, superpopular e ama samba. Mas o que chama a atenção de todos é a semelhança física com Clarice (Taís Araújo), de quem é sósia.

Enquanto isso, Clarice é presidente da siderúrgica da família e é justa e comprometida. Irmã de Leonardo (Ícaro Silva) e filha de Martha (Cláudia Di Moura), mantém um romance secreto com Ítalo (Paulo Lessa), seu ex-segurança. Ela contrata Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado), após conferir a performance da dupla durante a gravação de um comercial para a SG. Os dois têm a missão de resgatar a pasta com a fórmula secreta, que está perdida dentro de uma caverna.

Confira, em seguida, uma prévia da novela Cara e Coragem:

Publicidade

Taís Araújo fala sobre semelhanças e diferenças entre Anita e Clarice em Cara e Coragem: “Eu construo as personagens pela caracterização”

Durante coletiva de imprensa realizada no dia 16 de maio realizada de forma remota, Taís Araújo respondeu a pergunta da Manequim e falou um pouco sobre o estilo de suas personagens. Assim como Clarice, Taís é uma mulher forte e determinada, mas disse que seu estilo não é o mesmo da personagem e brincou: “Eu nem sei o meu estilo“. Mas nós sabemos: diva!

A atriz explica que o estilo das duas personagens são bem diferentes: “Anita segue mais esta moda que está na rua. A sociedade mudou muito a forma de encarar a moda. Antes os grandes estilistas ditavam [as tendências] e aí a população ia copiando. Agora é o ao contrário, a moda sai da rua para os grandes estilistas”, inicia a atriz.

“A moda da rua é muito potente, a Anita é a moda da rua”.

Publicidade

Enquanto isso, o contraste fica com Clarice que é mais velha que Anita e segue o estilo mais o tradicional com recortes. Taís revela que gosta de construir seus personagens a partir da caracterização: “Lógico que eu estudo o que o autor me dá, na conversa com o diretor e tal. Mas a caracterização determina muito o caminho que eu vou seguir. Então, falar de figurino pra mim é muito importante.

O interessante das duas personagens é que apesar de serem superparecidas fisicamente, a vida de ambas é totalmente diferente, uma vez que Clarice nasceu rica, enquanto Anita não. Outro fato que Taís Araujo destacou foi sobre as diferenças nas semelhanças. Vou explicar melhor. Como duas mulheres pretas, ambas usam, por exemplo, as laces. Só que as de Clarice custam milhões e as de Anita são mais baratas.

“Acontece muito com nós mulheres negras. Nós usamos praticamente as mesmas coisas, temos as mesmas referências. É muito bonito isso. Porque por mais que sejam de origens diferentes, tem alguns lugares de encontro, e a gente procurou estes lugares de encontro entre as personagens”, explica Taís.

Publicidade

Então, a diretora artística Natalia Grimberg e a autora Claudia Souto também responderam a pergunta sobre o estilo de Clarice Gusmão e Anita. A autora explica que uma cena marcante em que as personagens de Taís falam sobre a lace só foi possível, por causa dos atores negros protagonistas da novela.

Claudia Souto aproveitou a oportunidade para agradecer Taís Araújo, Paulo Lessa, Ícaro Silva e Claudia di Moura, por estarem dispostos a ensinar a autora sobre a vivência de uma pessoa negra, como por exemplo os detalhes da lace e como é importante para uma mulher negra, como pontuou Taís. A autora até mesmo se emocionou na coletiva, assim como os atores presentes.

Por fim, a nova novela das 19h da Globo estreia dia 30 de maio, preparados?