Claudia Raia: um show de mulher

À vontade entre fendas e decotes, Claudia conta seus segredos de estilo, fala do figurino divertido de Salete, sua personagem em A Lei do Amor, e da parceria profissional com o filho Enzo

Não importa se ela está usando jeans ou um vestido longo festivo com fendas. Claudia Raia nunca passa despercebida. E tem sido assim desde que estreou na TV, nos anos 1980. É claro que uma mulher de 1,78 m de altura, silhueta torneada e rosto com traços fortes chama atenção por onde passa. Mas Claudia tem algo a mais. Uma das mais importantes triple threats (atriz, bailarina e cantora) brasileiras, ela é do tipo 100% diva. Tem uma atitude naturalmente refinada e sensual, personalidade firme e prática. Isso se reflete inclusive em seu guarda-roupa. Dona de um estilo sofisticado e sedutor na medida, Claudia é avessa a modismos e prefere ir direto ao que lhe cai bem. Segundo ela, conhecer o próprio corpo e identificar as modelagens e cores que a favorecem é um dos segredos para manter-se bela no dia a dia. “Acho que posso dizer que sou uma mulher monocromática”, brinca sobre sua preferência por usar uma única cor na produção e, normalmente, em tons clássicos, como preto, vermelho e nude. “Adoro peças justas, que modelam o corpo, porém confortáveis. Tenho poucas regras de estilo”, diz.

Publicidade

Oposto fashion
É na TV que Claudia brinca e experimenta figurinos diferentes. Acostumada a interpretar qualquer tipo de personagem, ela já viveu mulheres fogosas e espalhafatosas na carreira – como a feirante Tancinha, de Sassaricando (1987), a Maria Escandalosa, de Deus nos Acuda (1992), e a Samantha, de Alto Astral (2014). Agora tem se divertido na pele de Salete, de A Lei do Amor, trama das nove da TV Globo. Dona de um posto de gasolina, namoradeira, batalhadora e extrovertida, a personagem, define Claudia, é uma vitrine da estética dos anos 1980. “Ela é uma mulher muito para cima. Usa jeans da cabeça aos pés, bijuterias enormes, delineador azul e salto de cortiça. Como essa década está em alta, acho que o visual dela vai causar burburinho”, diz. Apesar de avessa a modismos, Claudia demonstra intimidade com moda o tempo todo – aprovou de perto cada look deste ensaio e até sugeriu combinações. “Confiança é essencial. E isso se conquista se conhecendo e vestindo o que tem vontade. Na dúvida, troque”, aconselha.
Orgulho de parceria
A linha de moda, aliás, é a queridinha de um antigo sonho que ela acaba de colocar em prática: uma loja on-line com produtos que levam a sua assinatura de estilo e bom gosto. “Sempre fiz parcerias com marcas, mas queria algo meu e concentrado em um lugar só”, explica Claudia. “A coleção de jeans, por exemplo é a minha cara. Bem justa, porém confortável. Já a de fitness modela o corpo e deixa tudo em cima. E tem até suplementos para treino e colágeno. É um mix de cuidados para a mulher”, lista orgulhosa – afinal, o empreendimento está sob a gestão de seu primogênito. Enzo, 19 anos, está cursando administração em uma faculdade paulistana e tem feito brilhar os olhos da mãe. “O jogo mudou. Agora sou eu que faço tudo o que ele manda. Enzo está se saindo muito bem”, garante, logo engatando notícias da caçula, Sophia, 13 anos, com quem estampou a capa de MANEQUIM de maio do ano passado. “Em um ano ela mudou tanto, está uma moça. Precisam ver!” Mais mãe “gente como a gente” impossível, não? A dedicação à família é dividida com a carreira na TV, mas também com os palcos. “O teatro é o meu alimento”, conta ela, que já se prepara para o próximo projeto, o espetáculo Cantando na Chuva, com data de estreia prevista para meados do ano que vem. Mais uma vez Claudia estará ao lado do companheiro, o também ator Jarbas Homem de Mello. “Atuar com ele é outra felicidade que tenho tido nos palcos”, afirma. Musa indiscutível, Claudia inspira produções de festa. E, independentemente da comemoração, a atriz não abre mão de elementos que definam seu estilo: looks monocromáticos (preto e vermelho!), modelagens ajustadas e fendas sensuais. Essa é a vibe do ensaio que você confere a seguir.