Publicidade

CONHEÇA OS 5 TECIDOS MAIS LEVES E FRESCOS DO VERÃO!

Do tecido mais casual ao mais elegante, esses tecidos são verdadeiros clássicos da temporada e nunca saem de moda

Revista Manequim 744 – Reprodução / Pinterest

A estação mais quente do ano pede por produções mais fresquinhas e confortáveis. Do estilo casual ao mais elegante, os tecidos clássicos do verão nunca saem de moda.

Publicidade

1. VISCOSE: Falar de tecido fresquinho é praticamente a mesma coisa que falar de viscose. Ela é aquele tecido leve, confortável e que transpira, ou seja, não retém calor. Embora seja proveniente da madeira, a viscose é uma fibra artificial. Isso porque ela passa por um processo químico em que a polpa da madeira extraída das árvores é transformada em fibra de celulose e depois disso em fios de viscose. A viscose é o tecido perfeito para fazer blusinhas de alça ou manguinha, vestidos curtos ou longos, mais rodados ou retos e saias com caimento bem leve, por exemplo. Além disso, tem um caimento super- -maleável e com bastante movimento para fazer camisas e camisetes.

2. TRICOLINE: A tricoline é um tecido um pouco mais estruturado e levemente encorpado. É perfeita para fazer camisas e camisetes, blusas e vestidos. Em camisas e camisetes, é o tecido que dá aquele caimento mais estruturado, seja ela mais justa ao corpo ou mais despojada. Nas saias e vestidos, ele dá um leve volume. É perfeito para realçar detalhes como laços ou mangas bufantes, que dão um ar mais ousado para as peças. O charme da tricoline está no fato de ela ser um tecido de fibra natural. Ela carrega esse aspecto no caimento, na textura e na estrutura que confere à roupa. A matéria-prima da tricoline é o algodão. Ela pode ser pura ou ter algum outro componente, como o elastano. Inclusive, a tricoline com elastano é uma ótima opção pra quem gosta de camisetes mais justas porque proporciona bastante conforto e liberdade nos movimentos.

Publicidade

3. CAMBRAIA DE ALGODÃO: A cambraia de algodão é um tecido de gramatura baixa, bem fininho e um pouco transparente. Ela tem um toque suave e caimento mais delicado. Falando em roupas de verão, ela é ótima para fazer camisas e blusas, já que é muito fresquinha. Saídas de praia de cambraia também são maravilhosas, porque têm aquele aspecto natural do algodão e a transparência ideal que esse tipo de peça pede.

4. SARJA DE ALGODÃO: A sarja é um tecido normalmente composto por algodão e com uma porcentagem de elastano, caracterizado pelas estrias no sentido diagonal. Ela é mais encorpada e bem estruturada, ideal para fazer vestidos, blazer e calças. Falando de vestidos, os modelos mais justos, como tubinho, por exemplo, ficam confortáveis por ter elasticidade, ser um tecido que não retém tanto calor e ainda ajuda a não marcar o corpo. Nos modelos de saia godê ou evasê, ela naturalmente vai dar um leve volume. O blazer, que é uma peça supercuringa, vai muito bem no verão. Quando feito de sarja, é ideal para aquele dia que você precisa de uma terceira peça mais formal e não quer algo que esquente muito. Nas calças, a sarja é uma opção que passeia entre o formal e o casual, ela fica mais formal do que o jeans e menos formal do que a alfaiataria. É o tipo de tecido elegante, que tira você um pouco do tradicional e combina com uma infinidade de peças. Dentro da categoria de sarja, temos as que são acetinadas, com um leve brilho, as opacas, as com mais e menos elastano.

Publicidade

5. LINHO: O linho é um tecido fino e elegante que traz um charme de “tecido natural”. O seu caimento é levemente estruturado, porém vai depender se é um linho mais encorpado ou não. Diferente da viscose, que confere fluidez nas peças, o linho deixa a roupa mais robusta. Esse tecido tem esse aspecto “rústico”, um toque com mais textura e aquele amarrotadinho charmoso, que deixa otecido ainda mais com aspecto de natural. O linho é um dos tecidos mais antigos da história do homem. Ele era usado em velas de barcos e até para embalsamar múmias nas antiguidades. As roupas feitas de linho naturalmente têm um “quê” de elegância por ele ser um tecido de fibra natural. A durabilidade dele é ótima, além de não reter calor. Peças longas como calça e blazer, quando feitas de linho, são ótimas para serem usadas no verão. São peças-chave que fazem toda diferença no look, sem deixar você desconfortável. Hoje, dada a variedade de tecidos que encontramos no mercado, o linho pode ser puro, ou seja, 100% linho na composição, ou misto, que é o caso do viscolinho (linho com viscose), linho com elastano e até linho com poliéster.

Publicidade