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Desfile da Maison Schiaparelli na semana de alta-costura de Paris relembra as paixões da fundadora

Bertrand Guyon, em seu primeiro desfile à frente da Maison Schiaparelli, apresentou peças que fazem referência ao estilo criativo da fundadora da marca, a estilista italiana Elsa Schiaparelli. Confira a seguir fotos do desfile

Em sua estreia como diretor criativo da grife, Bertrand
Guyon trouxe uma coleção com alma feminina para a Semana de Alta-Costura, em
Paris. E não poupou referências ao estilo único da italiana Elsa Schiaparelli
(1890-1973), fundadora da marca. A começar pelo nome da coleção, Le Théâtre
d’Elsa, que relembrou desenhos surrealistas dos ilustradores Christian Berard
(1902-1949) e Marcel Vertès (1895-1961) e do cineasta francês Jean Cocteau
(1889-1963), característicos das criações da estilista. Um broche com o olho de
Cocteau adornou um vestido de veludo com decote profundo e pedrarias. Na lapela
de um blazer, um disco de telefone antigo despontava, provocativo. O longo de
chiffon pink também homenageou Elsa, que criou a cor rosa-choque na década de
1930. 

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Além do pink no vestido e no saltos dos sapatos, a paleta incluiu doses
generosas de dourado e preto, e pinceladas de tons pastel. Seda, chiffon,
organza, brocados, tweed, tule e veludo compuseram looks de uma elegância
contemporânea, reforçada pelo rico mix de texturas. Ternos bem cortados, com
calças na altura do tornozelo, se alternaram com vestidos de cintura marcada,
conjuntinhos de tecidos adamascados, capas xadrezes e longos esvoaçantes. Silhuetas clássicas predominaram, mas houve lugar para shapes esculturais, com
ombros exagerados e aplicações de pele. 

Aproximando-se de uma estética pop art,
saias e vestidos traziam o rosto da própria Elsa e da fotógrafa americana Lee
Miller (1907-1977), que foi modelo de Schiaparelli. As bolsas em forma de mão e
de carta completaram os looks com toque surrealista. Elsa, que era fã desse
movimento artístico, teria adorado! Discreto, Guyon tem um currículo
respeitável. Já trabalhou para Valentino, Lacroix, Givenchy, Galliano e
McQueen. Ao apostar na parceria entre arte e moda, promete trilhar um caminho
promissor na maison.

Publicado na edição 1133 da revista CARAS

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