Publicidade

Do básico ao glamour: como montar looks com peças simples e não perder o estilo

A modelo Ana Carolina Jorge mostra que é possível aderir a moda prática sem deixar o glamour de lado

Foto: Jeff Segenreich
Foto: Jeff Segenreich

Montar uma boa composição de um look não significa, necessariamente, investir em um número exagerado de peças. É possível escolher opções versáteis e que podem estar dentro de seu guarda-roupa ou disponíveis em lojas de departamento e de alta costura.

Publicidade

A modelo Ana Carolina Jorge, que preza pela praticidade, falou sobre opções coringas para o dia a dia.

+++ Chiquérrimo: Cláudia Raia usa vestido azul marinho perfeito para diversos eventos

Tenho várias peças “coringa” no meu closet, gosto de compor os meus looks de acordo com o meu humor no dia ou com a estação do ano. No inverno do Brasil, por exemplo, lanço mão da calça jeans e da regata, acrescento uma jaqueta e acessórios que tragam personalidade e sofisticação ao meu look como: cintos, colares, bolsas ou até mesmo uma maquiagem que combine com a cor das unhas ou com a cor das botas e/ou sapatos. Esse look pode funcionar muito bem tanto para o dia quanto para a noite”, explica.

Foto: Jeff Segenreich
Foto: Jeff Segenreich

Ana Carolina pontua que é possível dar um toque de glamour, mesmo investindo somente em acessórios específicos:

Publicidade

Para não ter erro, basta escolher um look monocromático, de preferência em cores sóbrias como, por exemplo, um vestido tubinho preto, um terno off-white ou uma calça de alfaiataria com uma camisa social bege, e lançar mãos de acessórios que iluminem o look, como: joias, bolsa, tiara ou sandálias com pedrarias. A maquiagem e o penteado também contam como um acessório e são essenciais para dar elegância à composição”.

Um truque simples é investir na sobreposição de peças, perfeita para as estações mais frescas e frias, como outono e inverno. Ana diz que é importante entender o ambiente que se está indo antes de escolher a roupa perfeita.

Ainda que uma peça seja básica, ela também pode ser, ao mesmo tempo, sensual, esportiva ou clássica. Na dúvida, eu prefiro me vestir de maneira discreta e clássica, principalmente em ambientes que exijam certa etiqueta profissional ou formalidade”, indica.

Publicidade
Foto: Jeff Segenreich
Foto: Jeff Segenreich

Ela ainda listou algumas dicas que podem ser grandes aliadas para quem não está tão ligada à moda:

Em primeiro lugar, se conheça. Entenda qual é o seu papel na sociedade e qual a imagem pessoal que você deseja transmitir através das suas roupas e das suas ações. Permita que as suas roupas sejam uma extensão da sua personalidade e que, ao mesmo tempo, se adequem ao ambiente em que você trabalha, estuda, etc. Existe uma grande variedade de roupas que são consideradas ‘coringa’. Escolha de acordo com a sua preferência, necessidade e marca pessoal”.

A cor também é uma grande aliada. Quem já fez coloração pessoal entende que, utilizando a cartela de cores ideal, uma pessoa pode aparentar mais jovem, mais disposta, mais empoderada, entre outros. Independente disso, sabe-se que roupas de cores neutras são as consideradas “coringas” por serem fáceis de combinar entre si e atemporais”, finaliza.

Publicidade