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Estilista da Seleção Brasileira revela detalhes dos ternos usados pela equipe na Copa do Catar

Fora de campo, delegação brasileira assume o visual elegante e opta pela alfaiataria como seu principal uniforme na Copa do Mundo 2022

Estilista da Seleção Brasileira revela detalhes dos ternos usados pela equipe na Copa do Catar
Estilista da Seleção Brasileira revela detalhes dos ternos usados pela equipe na Copa do Catar – CBF/Lucas Figueiredo

Para apresentação do time fora de campo, é comum que os membros da delegação de um país optem por trajes mais elegantes, sendo os conjuntos de alfaiataria uma das principais opções. E durante a Copa do Mundo 2022, e com a Seleção Brasileira, não foi diferente!

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Nesse ano, a delegação vestiu ternos em tons de cinza-claro, com detalhes que remetem ao mundial, que ocorre no Catar, no Oriente Médio. Além disso, o visual ainda conta com camisas de linho em gola Mao e uma echarpe de algodão, remetendo aos lenços da região.

O responsável pelos looks formais da delegação brasileira é o alfaiate Ricardo Almeida, dono da grife de mesmo nome. Em entrevista ao portal Exame, então, ele deu mais detalhes sobre as peças, que ainda contam com elementos ligados ao país sede e o esporte.

Estilista da Seleção Brasileira revela detalhes dos ternos usados pela equipe na Copa do Catar

“As duas bandeiras são compostas de elementos geométricos. A estética do Catar encontra os elementos da arte indígena e da natureza brasileira, junto com as taças dos mundiais e bolas de futebol. Uma estampa rica em detalhes e homenagens ao país sede”, portanto, explica sobre a estampa presente no forro dos ternos.

Além disso, ele destacou a importância de fugir do tradicional, adaptando as vestimentas para o clima do Catar – por isso optando pelo linho – e trazer, ao mesmo tempo, a identidade dos jogadores brasileiros.

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Com todos os trajes feitos sobre medida, Ricardo, que vestiu a Seleção na Copa da Rússia em 2018, explica como a alfaiataria desconstruída, crescente nos últimos anos, também influenciou o visual. “Moda é um reflexo comportamental da sociedade. Com a pandemia, as roupas ficaram mais soltas e o conforto passou a ser ponto essencial para decisão de compra. Para criar é necessário levar em consideração a atmosfera do momento”, por fim, frisou.

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