moda   / Aprendendo com um dos melhores...

Estilista queridinho de Kerline Cardoso, Carla Diaz e Paula Amorim ensina passo a passo para criar sua própria coleção

Kaique Oliveira se destaca começando na criação e chegando até as vitrines do país

MARINA PASTORELLI Publicado terça 10 agosto, 2021

Kaique Oliveira se destaca começando na criação e chegando até as vitrines do país
Quer criar sua própria coleção? Saiba como começar na tarefa! - Instagram/ @kaiqueoliveirar

Quando vemos uma coleção brilhar em uma passarela ou nas vitrines, não conseguimos nem imaginar por quantos processos aquela criação passou até chegar ao resultado final. As etapas de uma coleção vão muito além de criar roupas, não é uma receita de bolo, pois cada coleção possui uma essência, e isso exige mais do que só conhecimento técnico do estilista, ele precisa mergulhar naquele universo. Por isso, cada coleção tem suas particularidades. 

Kaique Oliveira inicia explicando o primeiro ponto a ser analisado: 

“Reconhecemos com a análise de mercado quem é nosso público, qual a sazonalidade dele, quem vamos vestir, isso é fundamental para o start. Essa pesquisa vai se estender principalmente ao mundo virtual, porque a vida hoje é online, e é nosso maior termômetro", explica.

A segunda fase é o estudo de público e definição de persona. Kaique esclarece que nesta etapa é o momento de conhecer profundamente o seu público, é necessário saber quais são seus desejos, seu comportamento, o que posta, onde vai, até mesmo o que ouve.

“Eu tenho que criar um vínculo com esta mulher para quem estou criando, conhecer a rotina dela, o que é importante pra ela, como ela se comporta, vai dar forma a criatividade", afirma.

O estilista comenta que o terceiro momento da criação é a delimitação de quantidade e variações de produtos, é nela que é definida a demanda desta coleção, quantas peças serão criadas, quais os tamanhos, e cada aspecto técnico é definido aqui, e, segundo o estilista, nesta fase não pode haver erros de nenhuma espécie.

 

Chegamos na quarta fase onde há pesquisas e definições de aspectos visuais. Identidade visual é importante demais, e ela que dará cor e forma a inteligência criativa. “Nesta fase definimos texturas, cores, detalhes, tudo que dará forma a criação, aqui está a alma da coleção, principalmente na escolha dos tecidos usados, eles são cruciais para o resultado final", conta Oliveira.

Ele acrescenta explicando a fase de criação de modelo e esboços: 

“A quinta etapa é muito única, é um momento de me conectar com a minha criação, é onde eu estou mais do que entregue, neste momento eu sou 100% o meu projeto.” 

Kaique finaliza contando sobre o último passo fundamental para a criação de uma coleção:

“Por fim, depois de todo este caminho, chegamos ao ponto final, que na verdade é só o começo, confecção dos produtos -- que é quando são confeccionadas as peças que vão para o consumidor final. Mas por que esta fase é só o começo? Porque é com a peça pronta, e nas vitrines que vem a parte mais esperada, o sucesso!”

 

Último acesso: 19 Oct 2021 - 23:36:35 (1044933).