moda   / Manequim 741

Faça e use: aprenda com passo a passo como fazer um vestido curinga

Com direito à passo a passo escrito e ilustrado, você precisa aprender a fazer essa peça!

Diana Demarchi para a Revista Manequim - edição 741 Publicado sexta 17 dezembro, 2021

Com direito à passo a passo escrito e ilustrado, você precisa aprender a fazer essa peça!
Revista Manequim 741 - EDIÇÃO: ANDRÉA SOARES / FOTO: FEFA

O chemise é uma daquelas peças que toda mulher deveria ter no guarda-roupa: atemporal, veste bem diferentes silhuetas, é muito prática e versátil. Pode ser usada como vestido, camisão e até casaco! Tá esperando o que pra fazer o seu?

MATERIAIS!

- Tecido com um pouco de estrutura, como o crepe de alfaiataria;

- 12 botões;

- Linha;

- Alfinetes;

- Giz de alfaiate;

- Folha de Moldes do modelo 122 (tam. 44), desta edição.

COMO FAZER!

Revista Manequim 741
Revista Manequim 741

1. Depois de cortar todas as peças no tecido, dê pequenos piques com a tesoura nas indicações do molde. Essas indicações estarão tanto na parte de cima quanto na de baixo dos transpasses e isso ajudará a fazer as dobraduras necessárias para a colocação das casinhas, dos botões e para fazer o fechamento da peça posteriormente. Se optar por um tecido desestruturado, faça uso da entretela. Nesse caso, o traspasse deve ser entretelado antes de fazer as dobraduras necessárias para a colocação das casinhas e dos botões. Depois de fazer as dobras, alfinete.

2. Observe que os dois lados da parte da frente são diferentes. Uma das partes deverá ser com dobradura dupla para que os botões fiquem escondidos. Faça as costuras uma por vez para um acabamento charmoso.

3. As casinhas dos botões devem ser feitas na dobradura do transpasse que fica por baixo, o espaçamento entre as casinhas está marcado no molde. Observe que, para abri-la, eu coloco um alfinete – esse cuidado garante que o descosturador não ultrapasse a costura e deforme a casinha.

4. Hora de começar a montar o vestido. Junte frente e costas, direito com direito, e alfinete os ombros. Faça uma costura reta de união dessas partes. Faça um acabamento na costura com a máquina de overloque.

5. Pregue as mangas na peça. Observe a marcação de frente da manga no molde e posicione sua manga com a cava aberta; alfi nete ou alinhave toda a extensão para garantir um bom posicionamento. Após pregar a manga, junte as laterais do vestido e da manga e passe uma costura fechando a peça.

6. Agora é a hora de fazer gola e colarinho. Junte direito com direito da gola e faça uma costura deixando a parte de baixo aberta. Vire para o direito e passe uma costura de pesponto para deixar o caimento ainda mais bonito.

Revista Manequim 741
Revista Manequim 741

7. Para pregar o colarinho na gola, é importante que você encontre exatamente o meio das partes. Para isso, dobre a peça ao meio e faça um pique na dobra (ele facilita a junção das peças no lugar correto). Coloque o colarinho direito com direito, intercalando as partes com a gola (ela fi ca no meio, como um sanduíche) e alfi nete bem. Observe que a parte arredondada do colarinho fi ca para baixo. Passe uma costura unindo tudo.

8. Quando virar o colarinho para baixo, você verá que a montagem da gola está pronta, agora é só pregar na peça.

9. Comece pregando a gola pelo avesso. Ache o meio do decote usando o mesmo processo para achar o meio da gola, faça um pique para marcá-lo e alfi nete a gola aberta, pois a fi nalização será pelo lado direito.

10. Depois de pregar pelo avesso, é só dobrar e posicionar a gola no direito. Alfinete.

11. Vamos colocar os punhos. Eles são cortados em uma única peça. Dobre ao meio e faça duas costuras nas laterais. Depois é só virar para o direito, tomando o cuidado de deixar as pontinhas bem arrumadas.

12. Na manga, faça um corte para a colocação da carcela – esse corte está indicado no molde.

Revista Manequim 741
Revista Manequim 741

13 e 14. Você pode fazer o acabamento da carcela com viés, uma forma simples que traz um bom resultado. Após colocar o viés, o corte fi cará arredondado, mas tem um segredo para deixá-lo ajustado novamente: junte o viés pelo direito e faça uma costura no cantinho conforme mostra a imagem. Isso deixará a peça com o caimento perfeito nessa região.

15. Como a manga é maior do que o punho, faça um franzido para o encaixe perfeito. O encaixe do punho na manga é feito da mesma forma que o colarinho no decote. Lembre-se de alinhavar, se for necessário. Nesse punho, também, deverão ser feito duas casinhas de botão e colocado dois botões para fazer o fechamento.

16. Pregue os botões, que devem fi car escondidos entre os traspasses. Finalize o modelo fazendo uma bainha na parte debaixo do vestido e feche a tira de amarração que serve como cinto.

Último acesso: 28 Jan 2022 - 21:47:19 (1046062).