Guarda-roupa cápsula: 5 dicas para aderir ao estilo minimalista!

O estilo minimalista está bombando! Separamos 5 dicas para você escolher peças estratégicas em seu guarda-roupa cápsula e versátil:

Guarda-roupa cápsula: 5 dicas para aderir ao estilo minimalista! – Reprodução / Divulgação

Você já pensou em aderir ao um estilo mais minimalista? Um guarda-roupa cápsula é composto por uma seleção de peças versáteis e atemporais, que podem ser facilmente combinadas entre si para criar uma variedade de looks diferentes. O objetivo principal é simplificar o dia a dia e evitar o consumo excessivo e desnecessário.

Publicidade

Geralmente, um guarda-roupa cápsula é criado para uma estação específica (por exemplo, primavera, verão, outono ou inverno) e contém entre 25 e 40 itens, incluindo roupas, calçados e acessórios. A influenciadora Duda Schietti compartilhou suas dicas em um guia para criar o closet cápsula perfeito.

O estilo minimalista está bombando! Separamos 5 dicas infalíveis para você escolher peças estratégicas em seu guarda-roupa cápsula e versátil:

Peças essenciais e versáteis

As peças escolhidas são aquelas que podem ser combinadas de várias maneiras para criar uma variedade de looks diferentes, permitindo maximizar as opções de outfits com um número limitado de itens. Jaqueta de couro e jeans são itens must-have em um guarda-roupa cápsula, além de t-shirts branca, cinza e preta, uma boa camisa de alfaiataria e sapato pretos. Uma ótima dica é investir em acessórios, que conseguem mudar a cara do look dependendo da combinação!

 

Publicidade

Cores coordenadas

As cores escolhidas para o guarda-roupa cápsula geralmente são neutras e coordenadas entre si, o que facilita a criação de combinações harmoniosas. As cores branco, preto, bege, cinza, marinho e off White facilitam as composições. Além de combinarem entre si, podem servir para looks monocromáticos. Easy and chic!

 

Publicidade

Qualidade sobre quantidade

Em vez de ter muitas roupas de baixa qualidade, a ênfase aqui é adquirir peças de qualidade e duráveis, que resistam ao tempo e ao uso. Por isso, invista em peças que tenham uma durabilidade alta, além de serem atemporais – assim, o investimento é assertivo e você terá a peça por anos!

 

Publicidade

Compras conscientes

Antes de criar um guarda-roupa cápsula, é importante fazer uma análise do que já se possui e avaliar quais peças são necessárias para complementar a sua coleção individual. O objetivo é evitar compras por impulso e focar em adquirir itens que realmente sejam úteis e complementares ao estilo pessoal. Por isso faça uma limpa no seu guarda-roupa antes de comprar as roupas novas. Aproveite para fazer uma boa ação e doe as peças antigas!

 

Publicidade

Rotação sazonal

À medida que as estações mudam, o guarda-roupa cápsula pode ser adaptado para incluir roupas mais adequadas ao clima vigente. Por isso, compre apenas o necessário para a estação, como uma blusa ou um casaco para o inverno ou roupas de banho para o verão.

 

Vida mais leve

O guarda-roupa cápsula não é apenas uma abordagem prática para a moda, mas também tem implicações positivas para o meio ambiente, ao incentivar um consumo mais consciente e sustentável. Além disso, muitas pessoas relatam que adotar esse conceito ajuda a reduzir o estresse e a tomada de decisões diárias sobre o que vestir.