Jornalista transforma luta contra o câncer em inspiração e cria marca para pacientes oncológicos

Jornalista Samantha Leal Reprodução/Instagram – @samanthaleal.oficial

Samantha Leal, 46, é uma jornalista que batalha constantemente contra um câncer de mama. Logo após fazer uma mastectomia, sem planejar, engravidou durante o tratamento. Após ter se curado, em 2022 a doença retornou e agora com nódulo na axila.

Publicidade

Com isso, ela achou um propósito no meio para ajudar outras pessoas que também passam pelo mesmo momento de sofrimento: fundando a marca Santa Agatha Oncoclothes, com o público alvo de pacientes oncológicos. Além disso, explica que além de ajudar as pessoas, o trabalho a ajuda a se distrair. “Às vezes passo o dia todo focada nisso e não sinto dor. Quando você entra nesse ritmo, nem cansa”.

História da marca

Por meio da ajuda judicial da ONG Amor e União Contra o Câncer (Amucc), o acesso é gratuito a um medicamento que custa cerca de R$ 10 mil por dose. Mesmo assim, enfrenta efeitos colaterais e precisa realizar exames constantes. Foi durante um desses exames que teve a ideia para a marca, ao sentir desconforto com a roupa que usava, o que dificultava o procedimento médico.

Com o apoio de uma modelista e uma sócia, Samantha investiu cerca de R$ 30 mil no negócio. Assim, recentemente, a marca recebeu um investimento anjo, permitindo que a operação continue até alcançar retorno financeiro.

Após o diagnóstico inicial, Samantha vivia isolada, mas agora, no segundo enfrentamento, ela encontrou apoio em grupos da Amucc e nas redes sociais, onde se conectou com pessoas que convivem com a doença. “É reconfortante estar com quem também está na luta”, afirma.

Publicidade

A marca Santa Agatha Oncoclothes já vendeu cerca de 100 peças, mesmo antes do lançamento oficial, previsto para outubro, mês de conscientização sobre o câncer de mama. Entretanto, para marcar a estreia, serão realizados dois desfiles em Florianópolis, cidade onde Samantha reside.