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O que esperar do Festival São Paulo Fashion Week + ORIGENS?

A São Paulo Fashion Week está chegando e encerra a trilogia Origens! Veja tudo o que podemos esperar da semana de moda no Brasil:

O que esperar do Festival São Paulo Fashion Week + ORIGENS? – Reprodução / Instagram / @spfw

A São Paulo Fashion Week N56, que acontece de 08 a 12 de novembro, encerra o Festival SPFW+ ORIGENS, que compôs uma trilogia que se iniciou em 2021. Este ano, o SPFW mais uma vez abraça as transformações da sociedade e reafirma a forca do coletivo para ressignificar padrões e realidades, reconhecendo a cultura como agente social libertador e transformador.

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“O evento sempre buscou fazer uma provocação sobre quem somos e o que nos une como coletivo humano criativo, celebrando esse caráter diverso e plural tao presente em nossa expressão artística e estética”, afirma Paulo Borges, diretor criativo do SPFW. “O evento é onde essa experiencia se atualiza.”

A São Paulo Fashion Week está chegando e encerra a trilogia Origens! Veja tudo o que podemos esperar de uma das semanas de moda mais importantes do circuito:

Ao longo de seus 28 anos de existência, o SPFW busca chegar onde a criação, a diversidade, a sustentabilidade são uma força, promovendo a inclusão, identificando atores e lideranças locais e projetos que privilegiam o desenvolvimento socioeconômico no Brasil, fomentando o empreendedorismo e a vanguarda criativa em toda sua potência de inovação.

Esta edição ocupará dois importantes espaços da cidade, além de diferentes locações em endereços históricos:  o hub criado no Komplexo Tempo, no bairro da Mooca, e o Iguatemi São Paulo, na Faria Lima e. Ao todo, serão 38 desfiles sendo 01 projeto especial da Sou de Algodão, que faz uma apresentação em tributo ao jeans, que completa 150 anos de história em 2023.

NOVAS MARCAS, NOVAS APOSTAS

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Destaque para as estreias desta edição: Artemisi, marca da capixaba Mayari Jubini que celebra o feminino que desperta o empoderamento e a sensualidade através da tecnologia, João Maraschin, designer gaúcho, com forte presença internacional, que cria processos sustentáveis equilibrando tecnologia e artesanato, com um olhar para o desenvolvimento colaborativo, Matheus Cardoso, designer mineiro que aposta na alfaiataria street, Sau, marca de moda praia da estilista cearense Marina Bitu e a Hist, da estilista também cearense Giuliana Braide, destacada no report global da WGSN e que une a estética do streetwear com a alfaiataria desconstruída. Já as marcas Foz e Heloísa Faria – que participaram com fashion filmes na edição passada – fazem sua primeira apresentação presencial.

LINE UP

Dia 08 de Novembro

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10h00

Patrícia Viera

Iguatemi São Paulo

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12h00

João Pimenta

Iguatemi São Paulo

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14h30

Depedro

Iguatemi São Paulo

16h00

Helô Rocha

Externo

17h30

Korshi 01

Komplexo Tempo

19h00

SAU (*)

Komplexo Tempo

20h00

Martins

Komplexo Tempo

21h30

Artemisi (*)

Komplexo Tempo

Dia 09 de Novembro

10h00

FOZ

Iguatemi São Paulo

12h00

The Paradise

Iguatemi São Paulo

14h30

Marina Bitu

Iguatemi São Paulo

16h00

Mateus Cardoso (*)

Externo

17h30

Sou de Algodão (**)

Komplexo Tempo

18h30

Rafael Caetano

Komplexo Tempo

19h30

TA Studios

Komplexo Tempo

20h30

Walério Araújo

Komplexo Tempo

21h30

Handred

Externo

Dia 10 de Novembro

12h00

Greg Joey

Iguatemi São Paulo

14h30

Apartamento 03

Iguatemi São Paulo

17h30

Ronaldo Silvestre

Komplexo Tempo

18h30

David Lee

Komplexo Tempo

19h30

Weider Silveiro

Komplexo Tempo

20h30

HIST (*)

Komplexo Tempo

21h30

Dendezeiro

Komplexo Tempo

Dia 11 de Novembro

10h00

Ateliê Mão de Mãe

Iguatemi São Paulo

12h00

Joao Maraschin (*)

Iguatemi São Paulo

14h30

Angela Brito

Iguatemi São Paulo

17h30

Rocio Canvas

Komplexo Tempo

18h30

AZ Marias

Komplexo Tempo

19h30

Renata Buzzo

Komplexo Tempo

20h30

Santa Resistência

Komplexo Tempo

21h30

Forca Studio

Komplexo Tempo

Dia 12 de Novembro

16h00

Lino Villaventura

Iguatemi São Paulo

17h30

LED

Komplexo Tempo

18h30

Lucas Leão

Komplexo Tempo

19h30

Heloísa Faria

Komplexo Tempo

20h30

Gefferson Vila Nova

Komplexo Tempo

21h30

Bold Strap

Komplexo Tempo

(*) Estreia

(**) Projeto especial

INSTALAÇÃO ORIGENS / RESSIGNIFICAR

Aceitar o desafio de repensar modos de existência está na origem do SPFW.

Enxergar outras dimensões para ressignificar a na / tureza, o indivíduo e a tecnologia; experimentar para se surpreender e transformar; questionar padrões e propor cortes

que reorientam o campo da experiência.

Esta exposição é um convite à reinvenção. Retratos de pessoas diversas e anônimas são o ponto de partida para ressignificar uma arquitetura de imagens que se desdobram no espaço e que se sobrepõem em densidades, recortes, texturas e superfícies, ora fixas ora fluidas, provocando o olhar, questionando certezas, para criar outras combinações e interpretações.

Entre a Origem e o Ressignificar, a construção de passagens que se desdobram em quatro momentos: A gente faz o coletivo / Desconstrução e movimento / Transição / Ressignificar. Com concepção de Paulo Borges, as fotos são de Adriano Damas, a vídeo instalação de Richard Luiz e arte têxtil de Renan Estivan. Os tecidos foram oferecidos pela Focus Textil e as impressões feitas num processo de sublimação em parceria com a Epson.

CRIA COSTURA, ACELERADORA CRIATIVA

Os novos tempos pedem soluções mais humanas e sustentáveis para potencializar protagonistas e empreendedores criativos. O programa Cris Costura, Aceleradora Criativa foi criado pelo INMODE – Instituto Nacional de Moda, Design e Economia Criativa – com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – com o objetivo de identificar e promover talentos, para transformar competências técnicas de costura em habilidades de valor agregado.

As peças em exposição no Komplexo Tempo, durante os dias do evento, foram elaboradas durante a 4a edição do programa Cria Costura, Aceleradora Criativa, realizada na Vila Carrão, zona leste da capital paulista, a partir de técnicas e conceitos que estão transformando o jeito de fazer moda, mais consciente e responsável.

No processo de imersão criativa e capacitação técnica, os participantes utilizaram o método zero waste aplicado à modelagem, que tem como objetivo ocupar ao máximo a superfície do tecido, minimizando a produção de resíduos têxteis. Foram desenvolvidas três modelagens para uso comum, e o desafio consistia em criar modelos únicos a partir destas bases com a aplicação de penses, pregas, drapeados, jabours, plumas recicladas e recortes.

JOVENS TALENTOS PAULISTANOS

Este programa é uma iniciativa do INMODE – com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – e que teve como objetivo identificar e promover novas microempresas e empreendedores individuais de moda e design, das cinco regiões da São Paulo. Todas passam por rodadas de mentoria, consultoria e trocas ao longo do programa. Do total de 25 participantes, 15 nomes foram selecionados e terão seus produtos à venda na loja do evento.

LOJA POP UP

A Pop Up Store nasceu de uma vontade de aumentar a visibilidade de marcas pequenas e autorais e proporcionar ao público do SPFW uma experiência aind amais rica. Para a edição N56, o evento decidiu trazer novamente esse espaço para o público que terá a curadoria de Paulo Borges e Cartel 011.

A Pop Up irá contar com mais de 40 marcas, além daquelas selecionadas no projeto Jovens Talentos Paulistanos.

INGRESSOS

Ingressos à venda pelo link: https://www.eventim.com.br/spfwn56

(somente para o Komplexo Tempo)

TRANSMISSÃO E COBERTURA

Todos os desfiles serão disponibilizados no You Tube e site do SPFW: www.spfw.com.br.

LOCAIS:

Komplexo Tempo – Av. Henry Ford, 511 / Mooca – 16h30 às 23h

Iguatemí São Paulo – Av. Brig. Faria Lima, 2.232 – 12h30 às 14h30

LEI DE INCENTIVO A CULTURA APRESENTA

SPFWN56

PATROCÍNIO MASTER

C6Bank, Iguatemi, Eudora e Truss.

PATROCÍNIO

Podium, Sebrae, Neve, Estrella Galícia, Sou de Algodão, Suvinil e Focus Têxtil

APOIO

Komplexo Tempo, Napoleão, Pullman, Tangle Teezer, Senac, Prata, Buscofem e Osten Group

APOIO INSTITUCIONAL

Prefeitura Municipal de São Paulo

REALIZAÇÃO

IMM, INMODE e Fdois

Sobre o SPFW

Com 28 anos SPFW é um dos mais completos exemplos de como a economia criativa pode ser usada como estratégia de desenvolvimento para a cidade e o país. O evento cumpre um papel articulador e provocador, transcendendo o mundo da moda e estabelecendo-se como ponto de convergência de diversas redes criativas.

Com investimentos que superam 1 bilhão de reais, o SPFW já recebeu mais de 3 milhões de pessoas e a transmissão de seus conteúdos pela TV e Internet alcançou mais de 1 bilhão de pessoas em cerca de 100 países. Mais que evento e mais que moda, o São Paulo Fashion Week é uma experiência relevante, estimulante, inspiradora e transformadora para todos os que se conectam à plataforma.