Ícone do site

Pós-carnaval: como lavar as roupas com paetê

Published 14/02/2018

Roupas com paetês pedem um cuidado especial da lavagem ao armazenamento. Do contrário, pode desfilar, perder o brilho, ter algumas lantejoulas quebradas e até arrancadas.

Se a sua peça ainda estiver com a etiqueta preservada, verifique se há instrução de lavagem. Siga e não terá erro. Do contrário, é bom seguir algumas normas gerais para que elas tenham vida longa. Por exemplo, exclua o uso da máquina em qualquer caso.

Mas também  preciso saber, por exemplo, se a peça pode ser lavada com água. Se não puder, passar um pano úmido por toda a roupa garante uma boa limpeza.

Caso seja possível, lave assim: coloque-a na água fria, um pouco de sabão líquido neutro  e mexa. Mergulhe a roupa e não esfregue. Deixe por cerca de dez minutos. Apenas mexa com as mãos, dobre levemente, mergulhe e tire da água algumas vezes. Estes movimentos são necessários para remover a sujeira sem estragar a peça.

Enxague bem, sem torcer. Coloque-a sobre uma toalha de algodão estendida na sombra para que o excesso de água seja escorrido. Depois, perdure em um cabide, que deverá ficar em um varal na sombra. Evite pregadores ( por isso o cabide), que podem entornar as lantejoulas.

A maioria dos tecidos paetizados não precisam ser passados. Mas se for preciso, vire-a do avesso e apenas aproxime o ferro quente do tecido. Não aperte e evite usar vapor ,que pode tirar o brilho dos paetês.  

 

Sair da versão mobile