Sol, calor, verão… tem tudo a ver com cores. Por isso, todo ano, a moda da temporada abre-alas para peças radiantes. Para não ficar na dúvida de qual tonalidade usar e como valorizar a produção, siga as dicas!
Qualquer que seja seu estilo ou tom de pele, uma coisa é certa: não há como deixar de ter no guarda-roupa peças de cores neutras, como preto, branco, bege e cinza. Por combinarem com tudo, facilitam a vida na hora de coordenar com outras peças. Se surgirem, então, em elementos básicos, bingo: você terá alguns curingas salvadores da pátria, ou melhor, de looks! Mas nem só de tons neutros deve viver o nosso armário. As cores vivas, como laranja, vermelho, rosa e roxo, também embelezam o visual e podem elevá-lo a outro nível – o do charme e da elegância. E existe um truque que nos ajuda a tirar os looks do sério e injetar uma dose extra de estilo: o círculo cromático. Veja como ele funciona…
CÍRCULO CROMÁTICO
É como uma tabela que mostra todas as cores, classificadas em primárias (amarelo, vermelho e azul), secundárias (laranja, violeta e verde) e terciárias (seis tons obtidos pela mistura das cores secundárias). A partir delas, podemos fazer infinitas combinações à prova de erro, porém, desde que sejam seguidas estas três fórmulas fáceis:
COMBINAÇÃO MONOCROMÁTICA
Como o nome diz, mono significa um. Combinar peças de um mesmo tom, ou subtons de uma mesma cor, é garantia de um look elegante e alongador de silhueta.
COMBINAÇÃO ANÁLOGA
As cores análogas são as três juntinhas no círculo cromático. Para combiná-las é simples: você escolhe a cor do meio, e as duas que estão ao lado dela. Essa é uma forma de obter looks coloridos bem harmoniosos, pois as nuances são próximas. A proposta vai muito bem para coordenar roupas e acessórios.
COMBINAÇÃO COMPLEMENTAR
Se você estiver em busca de uma combinação de cor bem ousada e moderna, escolha uma tonalidade do círculo cromático e a oposta a ela (a que está do outro lado na mesma direção). A mistura contrastante empresta um ar fashion ao visual, mesmo composto só por peças básicas. No ambiente de trabalho, melhor deixar essa mistura apenas para o toque de cor obtido com um acessório – colar, bolsa ou sapato.