Publicidade

A moda agora é sombra monocromática: Como aderir ao olho de uma cor só?

A modelo Danielle Marion dá dicas de como aplicar a sombra monocromática e combiná-la com as outras partes da make

A modelo Danielle Marion dá dicas de como aplicar a sombra monocromática – Divulgação

A sombra monocromática marcante vem sendo uma das principais tendências de maquiagem de 2021. Com a máscara facial que usamos no dia a dia para evitar a propagação do coronavírus, acabamos cobrindo a região da boca e das bochechas. Portanto, a make trabalhada nos olhos ganha cada vez mais destaque, com novas trends de sombras e delineados. 

Publicidade

A nova aposta é mais simples do que parece: É a aplicação de uma cor mais intensa, criando uma sombra monocromática. É bem diferente do cut crease, técnica que até então era queridinha, porém bem mais complexa de se fazer. Se antes o côncavo marcado e definido estava em alta, dando profundidade aos olhos em makes de festa, atualmente a sombra pede um acabamento mais simples.

+VEJA: É o queridinho das sisters! Batom vermelho faz sucesso nas makes no ‘BBB21’; Confira as produções 

Em conversa com a Manequim, a modelo Danielle Marion afirmou que os olhos e, principalmente, as sombras, são a grande tendência na maquiagem atual.

“Um olhar sensual vem sendo observado nos últimos red carpets. Dua Lipa, por exemplo, foi um dos destaques do Grammys 2021. Na sua apresentação, utilizou uma sombra monocromática em um tom lilás incrível, que combinou com seu vestido pink e viralizou em seguida no TikTok”, aponta a modelo.

Publicidade

Uma das possíveis razões para o sucesso da sombra monocromática é a nova rotina que surgiu com a quarentena. Uma make mais prática é muito bem-vinda para aquelas reuniões-surpresa do Zoom, dates online e vídeos-chamada com os amigos.

A maquiagem ainda pode ser aplicada de diferentes maneiras: bem rente às pálpebras, como em um delineado, ou cobrindo toda a extensão dos olhos, por exemplo. Elas são super democráticas, pois combinam com qualquer idade e tom de pele e podem ser usadas em diferentes ocasiões. O resultado vai depender apenas da sua criatividade.

+VEJA: Look monocromático: 6 vezes que Maju Coutinho provou ser uma das jornalistas mais bem vestidas da TV 

Publicidade

Se não quiser usar sombra, até mesmo outros produtos de maquiagem podem ser utilizados para realçar o olhar, como um blush ou liptint no tom rosado. As tonalidades pasteis, inclusive, estão com tudo nessa temporada.

“Amo usar a sombra como contorno, dando pequenas batidinhas de cor para um look marcante. Mas as regras não combinam comigo. O essencial na maquiagem é você se sentir confortável e experimentar bastante”, orienta Dani.

Para fazer aquele delineado gatinho perfeito, aí vai uma dica:  “O mais importante é como você vê a pálpebra com os olhos abertos e não com os olhos fechados. Depois de entender, tudo fica mais simples”, explica. Já para quem quer preencher a região dos olhos com uma cor chamativa sem parecer “machucada”.

Publicidade

Danielle indica também deu mais alguns detalhes do passo-a-passo: “Comece sempre com calma, aplicando pouco produto. Só então você terá o controle correto e saberá quando parar. Se você não conseguiu o resultado que queria e tem um tempinho para fazer do jeito que deseja, não se preocupe! É maquiagem. É só apagar e fazer de novo, sempre com calma e segurança nas mãos.”

Também dá para brincar com acabamentos e texturas, usando um iluminador no canto dos olhos, passando um pouco de gloss em cima para ficar com aquele aspecto bem brilhante e investindo em máscaras poderosas para os cílios e aplicando sombras cremosas ou mais foscas. As mais cremosas, inclusive, costumam ser mais pigmentadas e podem ser manuseadas sem a ajuda de um pincel.

Carolina Ferraz veste look monocromático marrom e combina scarpin da mesma cor; veja

Publicidade

“O efeito glossy nos olhos realmente fica lindo. Só tenha cuidado com o excesso de produto para não acabar escorrendo no rosto”, pontua. Preferindo uma paleta de cores mais equilibrada, Danielle conta como combina os tons da sombra e dos lábios na hora da make.

“Se eu escolher usar lábios vermelhos bem ousados, opto por tons mais suaves e não tão chamativos nos olhos. E uso a mesma regra se selecionar os olhos para serem o centro das atenções. Mas, claro, não existem regras. Se você acha que existem, eu convido você a quebrá-las”, brinca a modelo. “O intuito de uma maquiagem é fazer com que você se sinta feliz e bonita. Se o resultado te agrada, é isso o que importa.”, finaliza.