Publicidade

Assumiu os frios brancos na quarentena? Saiba como cuidar deles e deixá-los lindos

A tricologista Viviane Coutinho alerta que a exposição solar pode amarelar os cabelos brancos

Saiba como assumir os fios brancos e cuidar deles – Pixabay

Com a pandemia do novo coronavírus, salões de beleza ficaram fechados por um bom tempo na maior parte do Brasil e mulheres se viram no impasse se fazerem a manutenção do cabelo em casa mesmo.

Publicidade

Algumas, se aventuraram na tintura caseira e retocaram a cor das madeixas, mas outras, em um gesto de coragem e autoaceitação, assumiram os fios brancos e estão amando! Entre elas, estão algumas famosas, como Preta Gil, Fafá de Belém, Giovanna Antonelli e Tatá Werneck

Para quem quer ter cabelos grisalhos, como os da atriz Vera Holtz, por exemplo, é preciso entender que eles necessitam de cuidados diferenciados, segundo a tricologista Viviane Coutinho

“Devemos investir em cosméticos próprios para cabelos brancos (matizador)”, explica a especialista. “Investir em restaurações e cuidados com os fios é essencial, já que os cabelos brancos perdem bastante nutrientes”, completa ela, que também afirma que é desaconselhável o uso de chapinhas e secador nas madeixas grisalhas.

+ VEJA MAIS: Preta Gil, Fafá de Belém e outras famosas assumiram os cabelos brancos e não vão voltar atrás

Publicidade

“Sem dúvida nenhuma o aconselhável é evitar o uso de qualquer procedimento que fragilize ainda mais os cabelos. Os brancos já tendem a ser mais ressecados e porosos, então o calor poderá potencializar isso. Caso seja muito necessário, abra mão de uma temperatura não tão elevada e nunca deixe de proteger o cabelo, usando um finalizador com proteção térmica”, reforça Viviane.

CUIDADO COM O SOL

Talvez você não soubesse disso antes, mas é preciso também ter cuidado com o sol.

Publicidade

“A exposição solar é um dos principais fatores para acentuar o amarelamento dos fios, já que esse tipo de cabelo tem menos proteção de melanina (componente responsável pela pigmentação). Além de amarelar com o sol, pode ocorrer a oxidação da cor. Por isso, o ideal é nunca abrir mão de produtos com filtro UV e investir nas hidratações”, pontua a profissional.

“OPS: ACHEI UM FIO BRANCO!” 

Por outro lado, os fios brancos são indesejados para muitas mulheres, que se assustam quando acham os primeiros fiozinhos. De acordo com Viviane, o avanço da idade é a principal causa, mas outros fatores podem acelerar este processo. 

Publicidade

“A presença de fios brancos está ligada diretamente à queda de produção de melanina (substância responsável pela cor do cabelo e pele), que acontece com o passar dos anos. Em algumas pessoas, eles aparecem antes, em outras depois, depende muito da herança genética. Apesar disso, outros fatores como estresse, depressão, doenças crônicas e alimentação desequilibrada podem acelerar esse processo”, esclarece a tricologista, que enfatiza que não devemos esconder os primeiros fiozinhos arrancando-os.

“Cabelos não foram feitos para serem arrancados”, finaliza.

Publicidade