Publicidade

Beleza de dentro para fora! Nutracêuticos são responsáveis por potencializar os tratamentos estéticos e de skincare; conheça o conceito

“São substâncias que, por possuírem efeitos antioxidantes, reduzem a formação de radicais livres no organismo”, explica dermatologista Priscila Camara de Camargo

Beleza de dentro para fora! Nutracêuticos são responsáveis por potencializar os tratamentos estéticos e de skincare – Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Provavelmente, enquanto você lê essa matéria, a indústria dermatológica já terá lançado mais um produto que promete ser um hit das paradas no quesito longevidade e bem-estar. De uns tempos para cá, a população ficou mais atenta com a própria saúde e, depois de colocar as taxas em dia, a preocupação passou a ser a aparência.

Publicidade

Com essa evolução, surgiu o conceito de nutracêuticos, que nada mais é do que a união entre nutrientes e farmacêuticos, são substâncias presentes nos alimentos que, quando ingeridas em doses mais concentradas, têm ação de medicamentos.

+ VEJA: Cabelos quebrados nunca mais! Saber como pentear os fios faz toda a diferença; Veja mais dicas

“Os nutracêuticos possuem várias indicações na dermatologia, pois trazem diversos benefícios para a pele. São substâncias que, por possuírem efeitos antioxidantes, reduzem a formação de radicais livres no organismo, prevenindo os processos de envelhecimento e dano solar na pele. Existem também nutracêuticos que contribuem para a produção de colágeno, com efeito fotoprotetor, redutores da hiperpigmentação, atuando nos tratamentos que melhoram a hidratação e qualidade da pele”, explica a dermatologista Priscila Camara de Camargo, da Clínica Camargo.

Já conceito de nutricosméticos é a beleza de dentro para fora. De acordo com a médica, são produtos para administração oral, formulados e comercializados especificamente para propósitos de beleza, podendo ser apresentados na forma de cápsulas, gomas e pastilhas. 

Publicidade

“Atualmente, representam a última tendência do mercado no campo de cuidados da pele e isso pode ser explicado pela associação que as consumidoras têm feito entre pele saudável e saúde em geral”, conta.

Outros exemplos de nutricosméticos e nutracêuticos são os estimuladores da produção de colágeno e elastina, que servem para flacidez tissular; cápsulas que induzem a drenagem linfática e reduzem a celulite.

+ VEJA: Ácido Tranexâmico: Conheça o novo queridinho da skincare

Publicidade

“Os resultados surgem a partir de dois meses. Assim como os cremes, as pílulas mostram seus efeitos a médio e longo prazo. Entretanto, bem antes disso, na terceira semana, há quem já sinta melhora. Mas é importante lembrar que esses ativos não fazem milagre, mas funcionam muito bem como uma ajuda extra. O uso dos nutracêuticos e nutricosméticos devem ser feitos a longo prazo, já que cada ativo tem uma característica diferente para melhorar a qualidade da pele como um todo”, ressalta, a médica.

A dermatologista ainda destaca que as pílulas geralmente não têm restrição e as contraindicações são muito poucas, mas lembra que elas não substituem tratamentos estéticos como botox, preenchedores e outros bioestimuladores que também têm função de dar jovialidade à aparência.

“Associar as técnicas é uma saída para que o resultado seja o melhor possível. Existem formas muito modernas de tratar a flacidez, inclusive na Clínica Camargo temos protocolos exclusivos contra flacidez , celulite, manchas e de poros dilatados, que podem ter parte do tratamento oral, além do consultório”, destaca Priscila.

Publicidade

A especialista finaliza ressaltando que os nutracêuticos e nutricosméticos devem ser prescritos pelo seu dermatologista, pois em caso de alergia a algum componente da fórmula ou problemas renais ou hepáticos, podem ocorrer complicações.