Publicidade

Lavar o cabelo todos os dias faz mal? Descubra qual é o intervalo ideal para você limpar os fios e couro cabeludo

Entenda de uma vez por todas de quanto em quanto tempo você deve lavar seus cabelos

Entenda de uma vez por todas de quanto em quanto tempo você deve lavar seus cabelos – Reprodução/Pinterest

Você é do time que lava o cabelo todos os dias ou do time ‘dia sim, dia não’? E ainda existem aqueles que preferem passar uma semana longe do shampoo e condicionador. Mas quem será que está realmente certo nesta história?

Publicidade

Sabemos que lavar os cabelos é um ritual que está totalmente relacionado à rotina de higiene pessoal. Hoje iremos esclarecer de uma vez por todas qual a frequência correta de limpeza que se deve ter dos fios e couro cabeludo.

Primeiramente, devemos dizer que não há uma regra de periodicidade para ser seguida, pois a lavagem depende do tipo de cabelo do indivíduo, da região em que mora e do estilo de vida que a pessoa leva.

Para aqueles que têm cabelos oleosos e costumam lavá-los todos os dias, aqui vai uma notícia boa: você está certo! As pessoas que produzem mais sebo precisam de uma limpeza diária para retirar o excesso de lipídios e resíduos que o corpo produz e acumula.

Existem outros fatores que contribuem para que haja uma lavagem mais frequente. Se você vive no litoral ou em locais úmidos que apresentam altas temperaturas, se você utiliza diversos produtos como géis, sprays ou pomadas para penteados, por exemplo, ou se você pratica atividades físicas diariamente, o indicado é que você mantenha os cabelos limpos para que não ocorra o acumulo de substâncias externas que podem causar danos.

Publicidade

O contrário vale para pessoas com os fios mais secos. Os indivíduos que produzem menos sebo devem ficar, pelo menos, um dia sem lavar os cabelos. Para aqueles que conseguem e preferem um espaçamento de mais dias, o indicado é que não passe de uma semana sem higienizar os fios e couro cabeludo. Pessoas idosas tendem a, cada vez mais, ter os cabelos secos, o que também indica menos lavagens semanais.

Depois dessas dicas, finalmente poderemos lavar nossos cabelos sem culpa e ajustar uma periodicidade que seja melhor para a saúde dos fios!

Publicidade